sexta-feira, 12 de junho de 2009

PE CORREIA DA CUNHA E OS SANTOS POPULARES

..









,
.




´´ERA A UNIÃO PERFEITA DO SAGRADO E DO PROFANO´´




O mês de Junho era repleto de festas populares pelos típicos bairros de Alfama, Graça, Castelo e São Vicente de Fora…

Para Padre Correia da Cunha estas festas de Lisboa enchiam-lhe o coração de uma imensa alegria e satisfação. Para muitos alfacinhas, o Santo Padroeiro era Santo António. Padre Correia da Cunha aproveitava estas iniciativas para desfazer esse equívoco histórico, religioso e popular. O verdadeiro padroeiro da sua querida e amada cidade de LISBOA era São Vicente. Reconhecia a grande devoção popular a Santo António que nasceu nos alvores da nacionalidade portuguesa, numa casa diante da porta da Sé e entrou no Mosteiro de São Vicente de Fora (foto acima: imagem de Santo António com hábito de cónego regrante de Santo Agostinho pertença da Paróquia de São Vicente de Fora) para responder à sua vocação para cónego regrante de Santo Agostinho.

Todos em São Vicente de Fora tínhamos um longo convívio e uma profunda devoção a Santo António.
‘’ E se António era luz do Mundo, como não haveria de sair da Pátria? Saiu como luz do Mundo e saiu como Português. Por isso nos deu Deus tão pouca terra para o nascimento, e tantas terras para a sepultura. Para nascer, Portugal; para morrer, o Mundo. ‘’.
Lembro que é na Igreja de São Vicente de Fora que se encontram os restos mortais de sua mãe Teresa Taveira.







Padre Correia da Cunha gostava do seu povo, por isso fazia questão de congregar todos os seus paroquianos para estas tradicionais festas de cor, alegria e folia onde se sentia radiosamente confortável e feliz no seu meio.

Os arraiais dos Santos Populares, organizados por Padre Correia da Cunha, na Cerca do Mosteiro de São Vicente de Fora, eram de um enorme sucesso, chegaram a ser transmitidos em directo pela RTP, pelos encantos de decoração em honra de Santo António colocado pelo amor popular no seu grandioso trono e São Vicente sob a guarda dos corvos na sua grandiosa barca.
Estes festins possuíam barracas de diversões, jogos tradicionais, quermesses…. e um magnífico local para se saborear as belas e tradicionais sardinhas assadas, as saborosas febras assadas, o caldo verde… claro que estavam sempre por perto umas boas saladas mistas com pimentos e o bom pão. Para acompanhar as rainhas da festa Pe. Correia da Cunha providenciava sempre um magnífico vinho de categoria.



A festa só estava completa como muita boa música que o Padre Correia da Cunha seleccionava cuidadosamente para animar estes grandiosos festejos que nos envolviam numa mística de cheiros aos sons das belas marchas populares que conquistavam os corações de todos. Eram manifestações de muita alegria, no seu melhor e como era evidente tinham sempre um pé de dança à mistura.








 





















 

(baile na cerca do mosteiro de São Vicente de Fora )

Estas organizações permitiam angariar fundos para a Paróquia, pelo que isto congregava muitos dos seus amigos a colaborarem generosamente e activamente nestas suas iniciativas.

Os arraiais em honra de Santo António, S. João e São Pedro em São Vicente de Fora eram contributos essenciais para Pe. Correia da Cunha manter bem viva a confraternização da família paroquial e realçar o culto dos seus padroeiros e onde nunca esquecia de incluir sempre o jovem São Vicente.

Era principalmente no mês de Junho, ao longo do qual se celebravam os Santos Populares, que todos os elementos dos vários movimentos paroquiais entravam com grande empenhamento e labuta nestas animadas festas tão populares e assim contribuíam para a angariação de fundos para as actividades paroquiais.




Quem não se lembra destes arraiais de Padre Correia da Cunha? Se houver quem disponha de fotos ou imagens destes grandiosos eventos partilhe-os neste blogue.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário