quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PADRE CORREIA DA CUNHA - 98º ANIVERSÁRIO








PE. JOSÉ CORREIA DA CUNHA
Mestre de Vida

24 Setembro 1917 – 24 Setembro 2015

PADRE – MARINHEIRO - POETA



Neste dia, em que passam 98 anos da data do nascimento do Padre José Correia da Cunha, quero recordar que foi finalmente editado, este ano, o livro: CORREIA DA CUNHA – MESTRE DE VIDA (Padre-Marinheiro-Poeta) da autoria de João Paulo Dias, com prefácio do Cónego Doutor Manuel Lourenço e chancela da editora Althum.com.


O seu lançamento ocorreu no passado dia 2 de Abril, na Messe dos Oficiais do Exército, no Campo de Santa Clara, dia que se celebravam 38 anos do seu falecimento, contando com a privilegiada presença de vários discípulos como oradores: Dr.ª. Natalina Moura, Eng.º Marques da Silva, Eng.º Carlos Gonçalves Pereira, Rui Aço e Zélia Nunes. Não deixaram também de marcar presença antigos paroquianos, oficiais superiores da Armada, Exército e familiares.


Este livro biográfico apresenta a vivência de um homem que não gostava de meias palavras e ousava essa frontalidade para incomodar muita gente, permanecendo actuais muitas das suas posições. Era um homem à frente do seu tempo, cujo perfil marcou uma geração e influenciou de forma indelével a formação de todos os que com ele conviveram.


Por isso a sugestão aqui fica de uma leitura desta obra, escrita entre 2009 e 2015 que apresenta um pároco servidor da Comunidade, a tempo inteiro, o seu animador que não vai á frente nem atrás da mesma, mas ao lado de todos e que faz com que a Paróquia caminhe por seu pé… O padre José Correia da Cunha foi pároco da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora de 1960 a 1977. Esteve ligado à Armada Portuguesa de 1943 a 1960 como capelão, à Associação de Marinheiros Católicos Portugueses, à Escola de Pescas, à Messe de Oficiais do Exército, às OGFE – Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento e aos Lions Clube.


A coragem e frontalidade deste sacerdote, o agudo sentido de justiça e o amor ao próximo tornaram-no «numa personalidade que não se esquece!» como tão bem referiu o comandante Marques da Silva na sua prelecção. 


A terminar comunico que poderão adquirir esta obra através do meu email (joaopaulo.costadias@gmail.com. No meu escritório em Alvalade – Rua Teixeira de Pascoais, 17 B 1700-364 LISBOA onde com imenso prazer o autografarei dedicatória.
Na Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora.





...DEIXOU MARCAS NA ARMADA





...DEIXOU MARCAS NOS LIONS







...DEIXOU MARCAS NA PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE FORA 


































Sem comentários:

Enviar um comentário