segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PE. CORREIA DA CUNHA - HOMENAGEM AO COADJUTOR









A DOMUS DOMESTICA SÓ ATINGE O SEU SENTIDO PLENO QUANDO SE TORNA LUGAR DA PRESENÇA DIVINA.



Estou de volta para vos trazer novas emoções sobre a exposição: “O HOMEM DOMICILIADO”. É uma justa e merecida homenagem ao coadjutor «oficial», do saudoso prior de São Vicente de Fora, durante o período de 1970 a 1974, Ismael Sanches (Pe).

É já no próximo dia 1 de Fevereiro que se procederá à solene inauguração da exposição de pintura do mestre Rui Aço, na galeria Arte Graça. 

Estão de parabéns a Junta de Freguesia de São Vicente, a Oficina do Desenho e o Grupo Objectivo por terem contribuído para a concretização deste evento cultural. É para mim uma enorme alegria poder participar na sua divulgação junto dos amigos do inesquecível prior Correia da Cunha (1960-1977).




Esta exposição foi sonhada de modo a educar o olhar e propor uma visão intelectual sobre a obra literária do teólogo Ismael Sanches (Pe) «A CASA – PONTO DE HONRA». Assim, para esta exposição, optou-se por uma programação com dois tempos:



Primeiro – Dia 1 de Fevereiro ás 18 horas 

Inauguração da exposição com a presença das instituições que se associaram a esta acção cultural, com a presença da curadora a artista plástica e jornalista Marita Moreno Ferreira. 

Segundo – Dia 8 de Fevereiro às 18 horas 

Apresentação do livro «A CASA-PONTO DE HONRA», seguida de uma reflexão filosófica sobre a obra da autoria de Ismael Sanches (Pe), focando os mais diversos pontos de vista, de modo a preparar os participantes para uma reflexão sobre as temáticas abordadas no ensaio e na arte plástica. 

Contará esta sessão com a presença dos Drs. Fernando Machado, Rui Lagartinho, Ismael Sanches e o pintor Rui Aço.


Esta exposição nasce das muitas memórias de um grupo de jovens da Paróquia de São Vicente de Fora, fundado a 31 de Outubro de 1971, pelo Padre Correia da Cunha (1917-1977). Este sacerdote dedicou toda uma vida à formação cristã, cultural e social da juventude, na Armada Portuguesa e na sua amada paróquia. Como referia aos jovens: «Só pode haver uma mudança da sociedade, com base numa ampla formação intelectual que requer o envolvimento das áreas do conhecimento das letras e das artes


O Padre Correia da Cunha, prior da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora (1960-1977) soube escolher o beneditino D. Felix (Ismael Sanches) pelo seu génio, ousadia e pensamento universalista para orientador do Grupo de Jovens «OBJECTIVO», ajudando os jovens a construirem uma cultura e a edificarem uma casa para, no seu interior, se abrigarem e viverem… radicalmente a utopia do cristianismo.

Em inícios do ano de 2016, o filosofo teólogo Ismael Sanches editou o livro – A CASA- PONTO DE HONRA, que seduziria e desafiaria o mestre Rui Aço a pintar imensas obras que hoje compõem esta brilhante exposição. 

Convido-vos pois a participar neste evento de Homenagem ao Ismael Sanches, para educarmos os nossos olhares e a fazermos uma reflexão artística e racional sobre as temáticas desta esplêndida exposição. 


Conto com a vossa presença!


ISMAEL SANCHES foi monge beneditino (1950-1980) com o nome monástico de Frei Félix, no Mosteiro de Singeverga, onde cursou Filosofia e Teologia e onde foi ordenado em 1957.
Iniciou a sua carreira docente na cidade do Porto no Instituto Superior de Estudos Teológicos. Foi nomeado pelo Cardeal António Ribeiro no ano de 1974 para director do Externato Frei Luís de Sousa até 1980. Nos ano 60 cursou na Faculdade de Filosofia e Teologia da Universidade de Munique. Nos anos 90, no Brasil leccionou no Seminário Maior de São Salvador da Baía e Colégio de São Bento em São Paulo a cadeira de Filosofia. Presentemente dedica-se ao estudo e à escrita.
















.

Sem comentários:

Enviar um comentário