sábado, 11 de julho de 2009

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA

.
.
.
Os amigos que partiram…






IN MEMORIAM


MANUEL MOURATO QUARESMA


1954 -2004





Manuel Mourato Quaresma era do Alentejo, mais propriamente da Aldeia Nova de São Bento (entretanto elevada a Vila), em Serpa, Distrito de Beja. Nasceu no dia 4 de Outubro de 1954. Frequentou a Catequese Paroquial, foi acólito e quando jovem frequentava assiduamente a Comunidade de São Vicente de Fora, onde foi instruído pelos sábios conselhos e sobretudo testemunho de vida de Padre Correia da Cunha. Recordamos Manuel Quaresma na sua radiosa juventude pelo empenho que colocava na actividade de cicerone do Mosteiro. Possuidor de um fluente inglês e francês, Manuel granjeava naturalmente simpatia e amizade de muitas das turistas que ali se deslocavam, sendo muitas vezes advertido pelo Reverendo, em estilo ousado, com a célebre frase de Cervantes: “O Homem é de fogo, a mulher de estopa; o diabo chega e sopra.”

Como amigo era verdadeiro e sincero, muito alegre e era um orgulho privar e conviver com ele. Era muito generoso, ajudando nos estudos todos aqueles que a ele recorriam para explicações das várias disciplinas dos estudos liceais. Há época Manuel Quaresma frequentava o Liceu Nacional de Gil Vicente.


É na Federação Portuguesa de Futebol, na Praça da Alegria, que iniciou a sua actividade profissional no ano em que falecia o seu amigo e pároco Pe. Correia da Cunha. Serviu com total dedicação e lealdade durante cerca de três décadas essa prestigiada instituição do futebol português.

A sua determinação e a imensa capacidade de trabalho, levou-o exercer com elevado brio altos cargos na FPF que o conduziram a colaborar na preparação daquele que foi unanimemente reconhecido como o melhor Campeonato da Europa.

A funesta madrugada de 11 de Julho de 2004 foi fatal. Manuel Quaresma faleceu subitamente. Deixou a sua memória que hoje recordamos pela sã amizade e pelo resplandecente coração que possuía, ao lado de um brilhante profissionalismo que não queremos nem podemos esquecer.

Quero deixar esta homenagem em aberto para os comentários de muitos dos seus afectuosos amigos vivos, que deverão aproveitar assim para prestarem a este saudoso e grande amigo, que em todos deixou um enorme sentimento de perda e tristeza, o merecido tributo.


São Vicente de Fora guarda-o em seu coração! Deixou em todos muitas saudades.


RECEBEI, SENHOR, NO REINO DOS JUSTOS O NOSSO IRMÃO.

.

.

.

3 comentários:

  1. Mauro Quaresma24.7.09

    E para além de um bom amigo e de uma excelente pessoa, foi o melhor pai do mundo!

    Muito obrigado pelas honrosas palavras.

    Mauro Quaresma (filho)

    ResponderEliminar
  2. António Quaresma9.10.09

    Ficámos (irmão e pais, para além do filho e meu sobrinho que já o expressou anteriormente) extremamente sensibilizados pelas palavras amigas aqui expressas sobre meu irmão. Não podia por isso de deixar, apesar dos 3 meses de atraso - mas só hoje tive aceso e este sitio -, um profundo e sincero agradecimento pela recordação que aqui expressou, nesse dia, 11 de Julho, para nós de tão triste recordação.
    Também eu, tal como meu irmão, calcorreei vezes sem conta as mesmas pedras dos claustros de São Vicente. Também eu, tal como ele e outros tantos jovens que connosco cresceram, mostrei a dezenas de turistas aquelas salas de São Vicente pejadas de azulejos e mármore embutido. Por isso foi-me fácil e comovente reviver, com o seu texto, os anos em que, ora meio escondido, ora meio envergonhado, espionava o meu irmão e com ele aprendia aquilo que em conjunto com a geração de jovens seguintes repetimos durante anos.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24.9.11

    A pessoa mais espectacular, a pessoas mais BELA como formaçao e com uma Humanizaçao IMPAR, o sorriso da foto era aquela que mostrava a sua alegria como da sua preocupaçao, Faz muita falta a uma casa, a quem deu tudo, ate a PARTIDA fisica , mas a saudade esta permanente em todos os lados que possamos estar a nivel profissional, Ele esta la a dar nos a forca para que tudo corra bem a imagem DELE- Antonio Freitas

    ResponderEliminar