segunda-feira, 3 de maio de 2010

PE. CORREIA DA CUNHA E OS AFECTOS

..
.





.

.

Carlos Jorge,... Pedro, Vitor Soares


"SOMOS FILHOS DAS PALAVRAS E DOS SINAIS QUE SE SENTEM…"


Mais do que uma herança este espaço pretende ser um local de afectos, que deseja partilhar testemunhos emocionados de um tempo inesquecível; um tempo de infância, adolescência e juventude, onde se viviam desventuras e onde muitos de nós acabaram por crescer e se desenvolver envoltos de um espírito de solidariedade fraterna. O pródigo Padre Correia da Cunha ensinava-nos a partilharmos uma verdadeira e sã amizade entre irmãos. A felicidade humana para o Padre Correia da Cunha tinha que começar por aqueles que vivem ou convivem ao nosso lado, no dia-a-dia, e não em dissertações sócio filosóficas ou mudanças radicais do mundo.

Por isso, considero serem muito importantes os testemunhos vividos e sentidos emocionalmente por todos os jovenzinhos que na altura já se moviam por sérios ideais de serviço ao próximo. A estes é pedido que redescubram o encantador ambiente da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, cujo objectivo era a construção de uma sociedade baseada no respeito pela pessoa humana enquanto filha de Deus.



Vítor, João Paulo Dias e Luís



Creio que com a vossa preciosa ajuda, tenho deixado bem patente o amor e a admiração que tínhamos a Padre Correia da Cunha, amigo e mestre empenhado no seu quotidiano e sempre pronto a contribuir para o nosso desenvolvimento de homens honrados e construtores de uma sociedade, onde imperassem os valores éticos e morais. Muitas vezes lhe ouvi comentar: - que ser Padre era estar incondicionalmente ao serviços dos outros, ainda mais do que escrupulosamente cumprir promessas que tolhem a liberdade da realização integral e em plenitude do ser humano. Era um homem livre e apenas prestava submissão a Deus e ao amor dos irmãos…

É por isso, que um homem como o Padre Correia da Cunha estará sempre na memória de todos, não só pelos seus invulgares conhecimentos e saberes como pela argúcia na vida, pela honestidade e integridade. Morreu deixando um imenso património de arte e humano mas sem uma única conta bancária.




João Paulo Dias e Vitor 




A nossa postura de bons cristãos e cidadãos deve-se sem dúvida à observação da sua entrega de vida e dos muitos testemunhos que eram repletos de emoções e de salutares sentimentos humanos e cristãos.

Os inesquecíveis momentos de fraterna confraternização que o Padre Correia da Cunha nos proporcionava nos eventos litúrgicos, nas festas de camaradagem (jogos de futebol e bailaricos), nos passeios, nos arraiais populares, nas idas às praias e piscinas são verdadeiramente reveladores de um tempo de muita comoção, onde a catequese da solidariedade e do respeito pelo próximo estavam sempre muito presentes.

São fotos desses meninos doutrinados na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, conduzida pelo Padre Correia da Cunha, sob a acção do Espírito Santo, que hoje publico neste post. Foram crescendo, entre outras crianças e entre adultos que eram referências, uma vida plena de emoções e de sentimentos. É esse tempo passado que deixou marcas, que não podemos nem queremos apagar. Espero pelo teu testemunho…
.
.
..
......












.
...
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário