quarta-feira, 14 de julho de 2010

PE. CORREIA DA CUNHA E AS FILHAS DE MARIA

...


.
.
.


‘’Portugal … Terra de Santa Maria’’


‘’Conheci o Padre Correia da Cunha era ainda criança, mas o meu convívio com ele foi reduzido pois nessa altura ele apenas residia no mesmo Edifício. Era nessa altura Pároco de S. Vicente de Fora, o Monsenhor Francisco Esteves. Depois da sua morte ainda houve um pequeno interregno em que foi Pároco interino o Padre José Alcobia. Como casei a 1 de Janeiro de 1962, numa cerimónia presidida pelo Padre Correia da Cunha (cerimónia muito bonita em que o Altar Mor e o da Sª da Conceição foi enfeitado a mimosas oferecidas pelas Filhas de Maria de quem eu era a Presidente e acompanhado da marcha nupcial tocada no Órgão pelo Ângelo), saí da freguesia e o meu contacto perdeu-se pela força das circunstâncias da vida difícil das pessoas, com fracos recursos económicos. Recordo no entanto a lufada de ar fresco que o Padre Correia da Cunha veio trazer à Paróquia de São Vicente de Fora. ‘’ Maria Quintas





A leitura deste emocionado testemunho chamou a minha atenção para esse Movimento das Filhas de Maria, que penso tenha sido uma escola de grandes virtudes e vida espiritual, contribuindo assim para a transformação do Mundo amparado pela Rainha do Céu e da Terra.



Não hesito em afirmar que Padre José Correia da Cunha apoiava essa Associação, que naqueles tempos seria uma estrela brilhante num céu nebuloso.



Pela sua devoção Mariana nutria certamente a admiração incondicional de Padre Correia da Cunha, esse benemérito Movimento, que não conheci nem vivi a sua consoladora experiência…



Era admirável que alguém pudesse transmitir neste blogue a pujante vida desse Movimento. Há época, a Maria Virgem Santíssima era coroada certamente de louros triunfais pelos fiéis paroquianos de São Vicente de Fora…



Segundo consta na monografia sobre Mons. Francisco Esteves (publicada na III Série do OLISIPO), este efectuou a aquisição de um autocarro de turismo, que designou de ‘’ Mensageira de Fátima’’ para efectuar peregrinações ao Santuário de Fátima, altar do mundo, como felizmente se lhe chamou; e assim oferecia aos paroquianos de São Vicente de Fora magníficas prova da sua profunda devoção Mariana. Monsenhor foi um peregrino incansável, tendo acompanhado os seus paroquianos centenas de vezes àquele incomparável Santuário.

Publico hoje uma foto onde se vê Mons. Francisco Esteves junto da mãe de Jacinta Marto e Francisco Marto, dois dos pastorinhos a quem na sua angélica inocência foram confiados segredos da Virgem Santíssima.



Recordo-me, sim, do Apostolado da Oração constituído por um imenso grupo de homens e mulheres que através deste meio da oração tinham uma activa cooperação nos labores apostólicos da igreja.

Quanto mais escondidos dos olhos do Mundo, quanto mais desprendidos de si mesmos, tanto mais dóceis instrumentos eram nas mãos de Deus, para a realização das muitas boas obras de caridade cristã, naquela Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora.

Publicamente Padre Correia da Cunha não exaltava o génio e o método destes Movimentos, mas no fundo do seu íntimo reconhecia a beleza, cuja sublimidade o arrebatava e cuja eficácia o enchia de júbilo. Lembrava em particular: ‘’…é necessária esta chama de oração que arde no coração destas vocações apostólicas…’’.

Padre Correia da Cunha convocava mais os cristãos para uma fé prática e autêntica, deixando de lado as políticas de muitos destes movimentos que por vezes apenas buscavam as rezas e as beatices da prática cristã, e que levavam adorar os santos, esquecendo que só DEUS é merecedor de adoração.

Creio que Padre Correia da Cunha sabia que essas suas irmãs não necessitavam de muitas palavras para se deixarem envolver e crescerem na sua imensa paixão pela oração.

Eram absolutamente independentes e responsáveis diante de Deus. Eram profundas e sinceramente humildes, à semelhança de Maria (Serva do Senhor…) que devíamos de considerar sempre a nossa mestra e modelo.

Presto uma singela mas sentida homenagem aos irmãos do Apostolado da Oração: Dona Ernestina, António e Fernanda Parro, Teresa Viegas, António e Célia Conde Eduardo, Josefa Campos, Custódia Natividade Dias (1925-2014), Emília Jesus Correia, Francelina, Conceição Santos, Olívia Martins… 

Reafirmo que através dos vossos testemunhos sobre os Movimentos, Associações, Grupos, Legiões, Confrarias… da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, poderíamos fazer penetrar a luz da verdade das magníficas vivências e orientar as ideias e as consciências.

Que bela tarefa para continuar a manter viva a chama deste grande pároco e educador!


Foto : Monsenhor Francisco Esteves cedida gentilmente por João Ventura..
.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário