quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA

.
.
.


Os amigos que partiram...






IN MEMORIAM

JOÃO PAULO MARQUES DIAS(JP)

10 ANOS DE SAUDADE

1952-2000




JOÃO PAULO MARQUES DIAS (1952-2000) nasceu em Lisboa, na Freguesia de Santa Engrácia, no dia 21 de Outubro de 1952. Encostado na simplicidade dos seus gestos, ele procurava esconder nas sombras da sua modéstia, a evidência que o seu espírito superior conquistava nos grupos dos seus muitos amigos da Paróquia de São Vicente de Fora e mais tarde nas Associações Lúdicas do típico bairro de Alcântara.

Alma nobre, João Paulo trazia a bondade estampada no semblante calmo de criatura nascida para o bem. Soube há pouco tempo, por testemunhos de alguns dos seus mais leais amigos, que na intimidade dos seus parceiros era carinhosamente chamado por: (JP) Joãozinho.

Tranquilo e discreto, trazia qualquer coisa de espiritual nas suas atitudes que nos lembravam serem heranças dos seus bondosos e saudosos pais, Patrocínia Marques Dias (1929-1989) – catequista e vicentina na Comunidade de São Vicente de Fora e António Dias (1919-2003). Muito fervorosos na sua fé cristã e grandes defensores das causas justas dos seus semelhantes, os pais de João Paulo estavam sempre dispostos a orientar os que sentiam qualquer embaraço nas atribuições da vida.

O Padre Correia da Cunha reconhecia neste seu discípulo o espírito iluminado. As suas cultas e inteligentes ideias tinham o reflexo das coisas puras e simples. Nas suas poucas palavras, havia sempre um brilho que lhe permitia granjear uma enorme legião de admiradores e amigos.

O João Paulo Marques Dias, no dia que celebrava o seu aniversário, ao dirigir-se para o comemorar com a sua família, foi atraiçoado pela violência de um acidente rodoviário que lhe retirou a vida. Ninguém aguardava que a morte, desta forma tão cruel e terrivelmente silenciosa, o viesse retirar do convívio dos seus familiares e amigos, onde ele irradiava tanta e serena alegria. Ainda hoje é recordado pela sua imensa bondade e esperança, numa vida de verdadeira harmonia e paz.

Hoje, no dia do seu aniversário, é o momento certo para agradecermos toda a beleza que ele demonstrou por onde passou… Muitos parabéns, JP!

Deixou-nos a todos a missão de espalhar as sementes responsáveis pela construção de uma verdadeira e sã amizade, enquanto não formos chamados pelo insondável designo de Deus.

É mais que justo, agora que passaram 10 anos, prestar uma sentida homenagem ao João Paulo Marques Dias, em nome de todos os amigos de Padre Correia da Cunha.

Foi no dia 21 de Outubro de 2000, que ele nos deixou privados da sua querida e amável presença. Fica-nos a sua memória, ele foi repousar na Glória de Deus. Hoje, junto do Pai e de seu grande amigo Padre Correia da Cunha e dos seus familiares está à nossa espera e entretanto continuará a interceder por todos nós que não queremos nem podemos esquecer a sua lembrança.

Deixo aqui este testemunho com a convicção que muitos dos seus amigos vivos o comentarão, prestando a merecida homenagem à memória deste nosso saudoso e grande amigo de São Vicente de Fora…, que teve um coração do tamanho das infindáveis estradas europeias, que ele tantas vezes calcorreou.


São Vicente de Fora guarda-o em seu coração! Deixou em todos muitas saudades.


RECEBEI, SENHOR, NO REINO DOS JUSTOS O NOSSO IRMÃO.
















.















.















.















.

1 comentário:

  1. Anónimo5.11.10

    Fiquei surpreendido e emocionado, quando Melo e Faro me transmitiu naquele final de Outubro de 2000 (Já passaram 10 anos?) que o João Paulo tinha falecido.
    Foi uma grande perda que não nos deixa conformar e que nunca iremos compreender.
    A saudade do seu abraço. A alegria dos muitos convívios passados no Grupo Excur. e Recreio de Alcântara. Aqueles sábados bem passados saboreando aquela rica sopa de fava-rica …
    Perdi um amigo muito especial. O que sinto creio ser algo que muitos dos seus amigos como Heitor, Eduardo… também o sentem.
    Jamais te esqueceremos meu bom amigo!

    António Augusto dos Santos

    ResponderEliminar