domingo, 24 de outubro de 2010

PE. CORREIA DA CUNHA E A VIDA

.
.





‘’ Eu vim para que todos tenham vida plenamente. ‘’


Existem certas pessoas que nascem para viverem plenamente.

Padre Correia da Cunha, com toda a sua grandeza de alma, foi uma dessas criaturas.

Homem dotado de raríssimas qualidades, de inteligência e de coração, deu provas de uma piedade profunda e de um amor ardente para com os seus semelhantes.

Como Pároco foi constante no afecto consagrado aos seus paroquianos… e no zelo com que contribuía para a promoção e desenvolvimento intelectual deles. Particular atenção lhe merecia toda a juventude e todos aqueles que o rodeavam: catequistas, cantores, apostolizados... Padre Correia da Cunha não gostava de estar só. Já passaram 33 anos que nos deixou e ainda hoje é recordado pelos seus muitos amigos que com ele viveram aqueles saudosos tempos.




Todos lhe reconheciam a sua contagiosa cordialidade, que irradiava do seu brilhante senso de humor e irreverência espirituosa e que era sem dúvida o seu modo de arrastar a vida.

Na Paróquia de São Vicente de Fora, constituída de simplórios, habituados à claridade intensa e singela de algum provincianismo, entregávamo-nos no supremo prazer de servir a comunidade paroquial. Em comunhão com Padre Correia da Cunha, e segundo a vocação de cada um, experimentávamos o valor do trabalho transcendental de servir a igreja assim como os nossos irmãos.

A sua vasta cultura cristã e humanista era uma excelente forma de tratar com cortesia os seus semelhantes e de simultaneamente criar naturalmente dedicadas amizades.

A esta distância do seu desaparecimento terreno parece-nos a todos que Padre Correia da Cunha era uma criatura fugida das páginas romanescas de certos livros.



Se não é, pelo menos foi uma destas criaturas que nasceu para viver plenamente na passagem da sua vida, ocultando a mentira dos preconceitos na realidade intensa das coisas… humanas e espirituais.

De entre todos os dons, dados por Deus para a vida da Igreja, existe um que de todos sobressai. Este dom é o Sacerdócio, através do qual Cristo se oferece na Eucaristia. É através dela que auferirmos força e confiança.
Recordo que Padre Correia da Cunha referia que comungando, se tinha o entusiasmo para ser um bom cristão, amar o próximo e através disto alcançar a vida plena.
.
.
.
.
.
.

2 comentários:

  1. Anónimo24.10.10

    Comovente homenagem, mais uma vez!!!Fotos onde aparece o padre Correia da Cunha, com o seu olhar tão cheio de inteligência, de humanidade!! fico muito comovido!!!
    Robert Descombes

    ResponderEliminar
  2. Anónimo24.10.10

    Obrigado João Paulo por manter viva a recordação que todos temos de Padre José Correia da Cunha aquele AMIGO que, certamente, estará a interceder por todos nós que o lembramos com grande ternura. Lembro, com amizade e respeito o que me transmitiu e da maneira de como melhor encarar a vida.
    Joaquim Gomes da Silva

    ResponderEliminar