domingo, 31 de outubro de 2010

PE. CORREIA DA CUNHA - MUNDO JUSTO, FRATERNO E HUMANO

..
.
.







 

 
 

‘’ O GRUPO DE JOVENS OBJECTIVO ERA UM FAROL …’’


"São elementos do Grupo Objectivo numa das muitas e importantíssimas sacrossantas andanças na procura do crescer de dentro para fora em comunidade. Hoje, estando cada um no seu sítio, creio que temos o Objectivo como objectivo de vida.

Ontem 29 de Outubro recebi um telefonema do Carlos Pereira, há mais de cinco anos que não sabíamos um do outro. Já marcámos encontro para breve para trocar e por testemunhos em dia e falar, falar muito dos nossos netos!!!

Meu Caro Alexandre, eras um menino de 8-9 anos à data da fotografia, lembro-me bem de ti!
Não peças desculpa pelo "lamento", lembrar com o misto alegria/saudade os que partiram para junto do Pai é um modo de os acomodar carinhosamente nos nossos corações.

De um modo muito especial o Padre Correia da Cunha, o nosso grande Prior e o teu pai foram importantíssimos na formação moral, cívica e pelo testemunho inequívoco de Fé com que envolveram fraternal e sabiamente os jovens do Grupo Objectivo de São Vicente de Fora.

Eu beneficiei, benefício com o testemunho destes dois santos homens. ‘’

Rui Aço



A leitura deste emocionante testemunho de Rui Sequeira Aço, um dos responsáveis da pastoral juvenil da Paróquia, chamou a minha atenção para esse Grupo de Jovens OBJECTIVO, da Comunidade de São Vicente de Fora, nos anos 60/70, que se esforçou para superar os egoísmos, fortalecendo a capacidade para a partilha e a solidariedade.

Quando amamos incondicionalmente, somos capazes de fazer grandes coisas pela comunidade. Foi isto que pelo menos Padre Correia da Cunha nos ensinou e que contribui para o nosso verdadeiro crescimento na vida comunitária, ajudando-nos a superar e a descobrir quem somos nós.

“Dizem que Adão e Eva não tinham espelhos. Adão era forçado a perguntar a Eva: Como é a minha cara? Qual é a cor dos meus olhos? Como sou eu? E Eva ia lhe mostrando quem e como ele era. Eva teria feito o mesmo com Adão. “

Também nós, só descobrimos quem somos em comunidade. Só juntos com os outros é que podemos crescer e viver em plena liberdade, mas para isso é importante que hajam bons amigos e bons mestres… o Grupo de Jovens Objectivo da Paróquia de São Vicente de Fora foi, nesse plano, uma Graça, um Capitólio e uma Responsabilidade.

Uma Graça singular, pois ali se aprendeu a sermos bons cristãos e cidadãos integérrimos, muito felizes pela escolha de Jesus Cristo na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

Um Capitólio imenso, pois Padre Correia da Cunha e os seus colaboradores foram insignes educadores, contribuindo para a formação de gerações de jovens que hoje servem com toda a dedicação a comunidade, honrando-a com os valores ali adquiridos.

Uma Responsabilidade imensurável, pois a formação que ali recebemos para a vida, nos obriga a aplicar com testemunhos vivenciais essa preciosa herança e a tornámo-nos solidários com a complexa transformação do mundo com mais Amor, Justiça e Paz.

Todos reconhecemos hoje que somos beneficiados por termos tido ao nosso lado tantas pessoas eruditas e piedosas como: Padre Correia da Cunha, Ana Themudo Barata, Carlos Barradas, Casimiro Ferreira… que brilhantemente nos ajudaram a crescer e por isso são dignos de serem perenemente recordados.

E nós hoje, homens livres e dignos continuaremos a ser arautos envolvidos nas nossas comunidades, dando continuidade aos valores que ali nos foram transmitidos, na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana: partilha e solidariedade.



Esta foto foi tirada no Seminário dos Olivais, no ano de 1972. Participantes da Paróquia de São Vicente de Fora na Conferência: A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO AO MUNDO.























.
.

.

.

.

2 comentários:

  1. Anónimo31.10.10

    Eu gostava de ajudar , pois nem sei seria nascido.Não sei o ano da foto.
    Mas ver o meu pai Casimiro Ferreira, deixa-me muitas saudades, peço desculpa pelo meu lamento , mas o que sou hoje como homem de 47 anos devo quase tudo ao meu pai. Precisava tanto de falar com ele agora , mas ele não me responde........
    Alexandre Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo31.10.10

    Interessante reunir os testemunhos do Caoelão da Armada José Correia da Cunha que faleceu, e partiu para o Senhor, em 1977

    Eugénio Ramos

    ResponderEliminar