sábado, 24 de setembro de 2016

PADRE CORREIA DA CUNHA – 99º ANIVERSÁRIO















1917 - 2016


« A SUA VIDA FOI UM HINO À AMIZADE.»



Senti-mo muito pequeno, para neste dia dizer algo sobre a vida deste grande homem, que hoje celebraria 99 anos do seu nascimento – 24 de Setembro de 1917 * 24 de Setembro de 2016.


Quero simplesmente dizer que falar da obra deixada por Padre Correia da Cunha, não seria difícil, principalmente para aqueles que com ele conviveram e partilharam os seus ensinamentos.


O difícil, amigos é saber-se avaliar o quilate daquilo que ele fez. Pois para isso precisávamos de possuir pelo menos um pouco daquilo que ele foi.
Dele recebemos conselhos, orientações e grandes incentivos, que nos levaram à altura de podermos assumir compromissos de responsabilidade na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora.



Tínhamos no Padre Correia da Cunha, além de um 

grande Mestre, um grande amigo, que muito nos 

sensibilizava quando tratávamos pessoalmente com ele, 

e também pelo carinho que sempre dedicava a todos.






Quem não se lembra das suas palavras: “ Ser cristão é seremos amigos!” E com um sorriso sereno e alegre nos abraçava.

Sentíamo-nos naqueles momentos fortalecidos espiritualmente para cumprirmos os nossos deveres para com Jesus Cristo e para com a Comunidade que era a nossa grande família.


Momentos como aqueles… não há coração por mais rebelde que seja que não passe a bater como mais compaixão.


As suas palavras tinham o poder de fortalecer os mais desafortunados e desalentados.

Já muito doente dizia estar a sentir muitas dificuldades para prosseguir na luta pela vida, disse; tudo é difícil quando a doença nos atinge nesta existência, mas não deveremos deixar que as ideias rejuvenesçam sempre e o pessimismo se torne optimismo.


Hoje celebraria 99 anos de existência. Não podia deixar de registar neste dia os bons momentos que tivemos de viver na convivência amiga com este grande homem.



Ao aproximar-se o centenário do seu nascimento deveremos todos possuir a vontade de exteriorizarmos o nosso pensamento e empenharmo-nos numa merecida homenagem a este grande Mestre, pelo muito que fez em prol dos seres humanos, trabalhando incansavelmente pela formação humana e cristã, especialmente da juventude, pelas várias comunidades por onde passou: Marinha e Paróquias.



Almoço de aniversário no Restaurante em Alfama 


Reconstruir as ideias do Padre Correia da Cunha nunca será uma tarefa fácil. Somente através dos testemunhos dos seus contemporâneos ou dos seus muitos discípulos. Os seus pensamentos transformaram surpreendentemente muitos homens de boa vontade. 


Esta foto permite-nos captar alguns deles: Emília Caldeira, Carlos Diamantino e esposa, Carlos Barradas que infelizmente já não estão fisicamente connosco, mas que desenvolveram as sua vidas a partir das muitas reflexões deste grande Mestre de Vida. Que pena não poder contar com todos eles para uma verdadeira investigação pela quantidade e qualidade de testemunhos importantes, que partilharam com este clérigo sábio, justo, um dos melhores educadores que tive como guia moral. Teremos de o fazer a partir da pouca documentação que chegou aos nossos dias.




Em nome de todos os seus amigos… 


Bem-haja

 Padre Correia da Cunha.



















.

Sem comentários:

Enviar um comentário