domingo, 23 de dezembro de 2018

NATAL 2018









Presépio São Vicente de Fora no ano 1964




«O VERBO FEZ-SE CARNE, HABITOU

 ENTRE NÓS…»




Mais uma vez em nossas vidas, sentimos chegar o memorial do nascimento do menino de Belém. Natal do Menino Jesus.

Por vezes, fico a pensar que o melhor da vida é a infância, quando tínhamos o direito de acreditar que a bondade do Menino Jesus ficava para sempre nos corações dos homens. 

Em cada Natal recordo a sublime riqueza dessa efeméride na Paróquia de São Vicente de Fora. Eram ilusões infantis envolvidas de harmoniosos cânticos.





É uma verdade, em todas as noites de Natal, se conservam lembranças de outras épocas. O nosso saudoso e querido Padre Correia da Cunha cumpria todos os rituais através de sumptuosos cenários: o enorme presépio construído no hall do templo, o gigantesco pinheiro, onde cintilavam centenas de luzinhas, os concertos musicais e os presentes para todas as suas crianças. São retalhos de infância que ainda hoje dão côr ao meu pensamento retrospectivo do Natal, na Paróquia de São Vicente de Fora, pois enquanto o tempo passa, mais distante fico daquela infância ingénua, mas muito feliz. 

Os caminhos da vida, que trazem de tão longe as imagens da verdade, através dos compassos dos anos, por vezes colocamo-nos diante dos principais finais das coisas e esquecemos todos os sentimentos divinos que envolvem as nossas almas desde a infância, na grandeza daquele humilde estábulo de luz: Jesus Menino!


Direcção Catequese ano 1966


A maioria dos cristãos já não sabem sentir o elevado significado da efeméride. Respeita a data porque o calendário a assinala. 

O Natal seria lindo se a vontade da Humanidade fosse igual a todos os desejos daquele menino nascido em Belém. 

Quanto mais profundas são as trevas, mais valor se dá à luz. 

- Neste Natal, Menino Jesus peço-te que ilumines os nossos caminhos do bem e ampares os que se debatem nos atalhos das trevas. Nas trevas só se espera a luz e Tu Jesus Menino és a verdadeira Luz.


Grupo de Catequistas no ano 1966



Nesta véspera de Natal, quando temos a certeza que em milhões de lares se comemora o nascimento do príncipe da Luz, os meus desejos são de muita Paz, Harmonia e Luz. 

Natal é a festa da família. A todas as famílias e amigos um iluminado e Santo Natal.














.

Sem comentários:

Enviar um comentário