sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA

.
.










IN MEMORIAM



MONSENHOR FRANCISCO ESTEVES DE JESUS

1871-1959


50 ANOS DE SAUDADE





Monsenhor Francisco Esteves de Jesus (1871-1959) foi pároco de São Vicente de Fora (1900-1959).Nasceu em Vila de Viçosa no ano de 1871.

Passa este ano cinquenta anos da sua morte. Considero ser um dever relembrar esta majestosa figura possuidora de uma alta grandeza interior de ânimo, bem como de um espírito verdadeiramente superior, inteligente e grande carisma. Homem dotado de uma grande Fé e Amor a Deus e ao próximo.

Segundo testemunhos de muitos paroquianos ainda hoje vivos, Mons. Esteves encantou sucessivas gerações de jovens a quem proporcionou educação literária e religiosa, não tendo deixado de transmitir o seu testemunho de homem de uma grande FÉ. Mons. Esteves foi um insigne pedagogo e formador, utilizando métodos pedagógicos pioneiros no campo dos audiovisuais e produzindo ele próprio slides em chapa de vidro, para projecção nas sessões de Doutrina Cristã.

Mons. Francisco Esteves foi um grande lutador, inquebrantável e pertinaz, muito atento aos problemas dos mais desfavorecidos. Levou a efeito muitas obras no domínio do apostolado social. Destaco a criação das escolas primárias, com cantinas sem custo para os seus utilizadores. Porém, a jóia de Mons. Francisco Esteves era o Patronato Nuno Álvares Pereira, onde acolhia muitos jovens, proporcionando-lhes a prática do desporto, acções teatrais e musicais, assim como passeios educativos e religiosos.

Ainda hoje há quem recorde com grande emoção o seu imenso trabalho pedagógico de instrução, catequético e de formação moral e cívica, no Patronato de Nuno Alvares Pereira, fundado por ele no ano 1905.

Dotado de grande sensibilidade musical criou vários agrupamentos dedicados à música e ao canto religioso e profano. Saliento aqui a Schola Cantorum dedicada ao canto gregoriano e que teve uma imensa repercussão na época, sendo muito solicitada para participar em actos litúrgicos nas várias dioceses do país.

Pelos relevantes serviços prestados em prol dos mais necessitados, foi reconhecido pelo Governo Português ao condecorá-lo com a Ordem de Benemerência (Diário da Republica nº 173 de 27 de Julho de 1959)

Maior atributo recebeu ao ser acolhido por Deus, que servira com total entrega e bondade, no dia 28 de Dezembro de 1959, onde hoje continuará a interceder por todos os servidores da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora.

Foi este notável pastor que Padre Correia da Cunha substituiu ao tomar posse como Pároco de São Vicente de Fora, no ano de 1960. Por testamento herdaria todo o seu património material mas creio que igualmente Padre Correia da Cunha condignamente soube perpetuar e desenvolver o seu grande património moral e espiritual.
Penso, sinceramente que se deveria começar a pensar numa homenagem pública a estas duas importantes figuras que honrosamente serviram a Freguesia de São Vicente de Fora em Lisboa.


Para quem pretenda aprofundar a figura de uma época da Paróquia de São Vicente de Fora – Mons. Francisco Esteves - poderá fazê-lo através da consulta da Revista Olisipo de Dez.1999, que apresenta um magnifico trabalho do Prof. Dr. J. Gomes da Silva e António Geraldes Simões.

.

.

.

.