sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PE. CORREIA DA CUNHA E O SIM…

.






AVISO AFONSO DE ALBUQUERQUE




A MAIOR PROVA DE AMOR: - O SIM. DO ARREPENDIMENTO E DO PERDÃO!




Que seria, de uma sociedade sem arautos da esperança e do amor, como o capelão Padre Correia da Cunha? Esta brochura por si elaborada, estava cheia de emoções e ensinamentos evangélicos. Numa linguagem simples que proporcionava momentos de profunda paz nas celebrações penitenciais com a família da Armada.

Procurava que os marujos se mantivessem bem atentos ao Mundo à sua volta, procurando que o PERDÃO eternizasse o verdadeiro AMOR..


.





“DEUS É PAI e está sempre pronto a perdoar, pois se até se fez Homem, na pessoa de Jesus, precisamente para perdoar, para restabelecer o Amor, a Verdade e a Justiça; para que os homens pecadores pudessem ligar-se a Ele de uma maneira viva e, por Ele, com Ele e n’Ele darem ao PAI o abraço da reconciliação e da paz, no Amor do próprio Espírito de Deus!...


Foi Ele, Jesus, Quem carregou com o peso dos nossos pecados, como diz a palavra de Isaías, e se ofereceu como um cordeiro em sacrifício por nós todos.

São Paulo tem uma palavra directa: «Ele amou-te e entregou-se à morte por ti!»
E não é o discípulo Amado, São João Evangelista quem diz: «De tal modo Deus amou o mundo que lhe deu o Seu Filho Unigénito?»

E São João Baptista exclama: «Eis o Cordeiro de DEUS! Eis o que tira os pecados do mundo!»


Todo o Evangelho não é mais do que a História do Perdão Divino, do SIM de Deus que responde ao SIM do Homem que se arrepende.
Vejamo-lo resumidamente…


Jesus declara categoricamente que não veio tanto por causa dos justos como por causa dos pecadores. Ele próprio se compara ao Bom Pastor que vai por toda a parte e se expõe a todos os riscos para encontrar e trazer ao redil a ovelha tresmalhada; e também à mulher que varre a casa toda à procura da moeda perdida…

Era até conhecido como « o homem que acolhe os pecadores, come com eles à mesa chega ao ponto de se hospedar em casa deles»…Os fariseus atrevem-se a dizer que Ele tinha uma especial preferência pelos pecadores. E era verdade. Ou não são da Sua boca estas palavras: «Não são os que gozam de boa saúde que precisam de médico, mas os doentes. Aprendei o que significa esta palavra: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores?» E noutras ocasiões: «O Filho do Homem veio, não para perder os homens, mas para salva-los» e ainda: «O Filho do Homem veio salvar o que estava perdido».



Mas não é só a palavra de Jesus, são os seus actos também que traduzem o SIM do perdão.

Quantas vezes, ao restituir a saúde do corpo, não restituía também a da alma?

- «Vai em paz e não tornes a pecar!» «Tem confiança! Os teus pecados te são perdoados!» - São constantes que se encontram a cada passo nos Evangelhos.


Lembremos apenas alguns episódios em que a misericórdia Divina escuta com amor o SIM do arrependimento.


- Certo dia, trazem-lhe um paralítico e pedem-lhe que o cure. E Jesus diz: «Tem confiança! Os teus pecados te são perdoados!». Ouvem-se protestos: - Quem, senão Deus, tem o poder de perdoar os pecados?


E o Divino Mestre apenas diz: - «Que é mais fácil? Dizer a este homem: - Levanta-te e anda! Ou dizer-lhe: - Os teus pecados te são perdoados!? Pois para que o Filho do Homem tem o poder de perdoar os pecados…


- Levanta-te! Pega no teu catre e anda! (disse ao paralítico)».


- De outra vez, é Zaqueu, publicamente conhecido como pecador. Este homem arde em desejos de ver Jesus. Como é baixo de estatura, sobe a um sicómoro. O Mestre vê-o e diz-lhe que desça depressa, corra para casa, porque Ele, Jesus, quer ir lá fazer-lhe uma visita.


Depois…Zaqueu confessa-se pecador arrependido, diz o SIM, e logo o Senhor lhe responde: «Hoje entrou a salvação nesta casa!»
Era o perdão.


- Noutra ocasião … - «Aqui está uma mulher apanhada em flagrante adultério!» gritam os fariseus. A Lei mandava que a mulher adúltera fosse apedrejada. Os doutores da Lei julgam ter armado uma emboscada infalível à bondade de Jesus e aguardam ansiosos a sua sentença. Esquecem-se de que o Amor de Deus acolhe sempre o SIM do arrependimento.


Jesus apenas lhe diz, a fariseus e doutores: «Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra!» e pôs-se a escrever no chão…


Todos se retiraram cabisbaixos. Ficou só a pecadora, dizendo com suas lágrimas o SIM do arrependimento, e Jesus pronto a perdoar: - «Mulher, que é feito dos teus acusadores?» Ela nem teve coragem de responder.


- «Ninguém te condenou? Pois também eu te não condeno. Vai em paz e não tornes a pecar!»

- Noutra altura, estava Jesus à mesa de Simão quando aparece uma mulher de todos conhecidos como pecadora publica. Decidida a dizer o SIM do seu arrependimento, olhos rasos de água, traz nas mãos rico vaso de alabastro cheio de perfume requintado e muito caro. É Maria de Magdala – a Madalena.


Todos os olhos se fixam nela. Só Jesus parece não ter dado por nada. Eis senão quando, a pecadora se lança aos pés do Mestre, quebra o vaso precioso, lava-lhe os pés com as próprias lágrimas misturadas ao perfume, enxuga-lhes com os seus cabelos: Estátua viva do SIM do arrependimento sincero.


A mulher sai. E as últimas palavras do Senhor ficam ainda a ecoar na sala e nas consciências de todos: - «Vai em paz e não tornes a pecar!»


- Na noite da Paixão, Pedro, o que tinha sido escolhido para chefe de todos, nega e renega o Divino Mestre à voz de uma criada e de outros serviçais de Caifás. Jesus passa, preso, escarnecido e maltratado. Basta uma troca de olhares … E Pedro sai a chorar amargamente. É o SIM do arrependimento!


Mais tarde, quando o Senhor lhe pergunta se O ama, Pedro balbucia com a voz e com as lágrimas do mesmo SIM. - «Oh Senhor! Tu sabes que te amo!»


Naquela tarde, da crucificação…Os algozes acabam de o pregar na cruz. Levantam o madeiro infamante, fixam-no no buraco aberto de ante mão. E mal está terminado aquele trabalho, Jesus, suspenso entre o Céu e terra, traduz o SIM da aceitação, do Amor e do Perdão, não só pela atitude, mas até pela palavra: «Pai, perdoai-lhes, que não sabem o que fazem!»


- Nesta mesma ocasião, um dos ladrões, que com Ele tinham sido crucificados, reconhece a sua inocência, confessa as suas culpas e profere o SIM do arrependimento: - Senhor, lembra-te de mim!...


Logo Jesus lhe responde com o SIM do Seu perdão: Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso!»


Assim é o Coração do PAI.
Irmão, ainda hesitas?


Para que tu pudesses correr ao Seu encontro a lançar-te nos Seus braços, é que Jesus deu aos Apóstolos, e por eles aos seus sucessores, o divino poder de perdoar pecados.


Já leste essas palavras com que Deus responde com o SIM da Sua misericórdia ao SIM do teu arrependimento. Mas não será demais repeti-las para que não esqueças o Seu amor, por ti. Ei-las:




«RECEBEI O ESPÍRITO SANTO. AQUELES A QUEM VÓS PERDOARDES OS PECADOS, FICAR-LHES-ÃO PERDOADOS; AQUELES A QUEM OS RETIVERDES, FICARÃO RETIDOS!»"













.




.

.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário