sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PE. CORREIA DA CUNHA E N. SENHORA DO Ó

.
. .
.
.



… tinha um amor para com a Mãe Celestial!







MARIA tem um templo em cada coração cristão, já que depois de Jesus Cristo Ela é o objecto dos nossos amores. Mas se isto é a verdade de todos os crentes, mais o era de Padre Correia da Cunha, que tinha na sua vida espiritual uma orientação muito especial para com a Nossa Senhora do Ó.


Padre Correia da Cunha demonstrava um singular carinho dirigido à Imagem de Nossa Senhora do Ó, que tinha no seu quarto no Mosteiro de São Vicente de Fora. Esse seu amor para com a Mãe não era só afectivo, mas também, e sobretudo efectivo. Segundo testemunhos de muitos seus amigos, o jovem Padre Capelão da Marinha todos os dias bem cedo conversava com a sua Mãe, pedindo-lhe que o ajudasse a imitar todas as suas virtudes, reproduzir em si mesmo a sua radiosa fisionomia moral: ser humilde, caritativo, generoso, como Ela soube sê-lo durante a sua vida mortal. Era uma longa e privada conversa entre Mãe e filho.


Nos seus momentos mais críticos, nas suas horas mais graves, nas suas necessidades mais prementes, sempre Ela esteve presente na sua vida como farol que o acompanhava nos oceanos tempestuosos, que calcorreou ao longo da sua vida de marujo.


Creio que Padre Correia da Cunha muito se inspirava nessa magnífica imagem de madeira do séc. XVIII, trabalhando infatigavelmente para dilatar o Reino de Jesus Cristo na sua Comunidade.


Quando foi nomeado pároco de São Vicente de Fora, essa imagem foi colocada sobre uma pedestal junto da sacristia e da porta que dava acesso ao templo. Penso que a Mãe de Deus fazia vibrar as fibras mais íntimas do seu coração, quando por SI passava e se dirigia para as celebrações litúrgicas.

Não será Ela, com efeito, depois de Jesus Cristo, o alvo de todos os nossos afectos e nossa suprema esperança?

Colocada no seu pedestal, no centro dos claustros, quantas vezes apareceu vandalizada pela miséria moral e pelas ovelhas desgarradas, que Padre Cunha teimosamente a reabilitava e apresentava renovada. A Virgem era como uma guardiã vigilante e um modelo de humildade e simplicidade, apesar de ter sido excelsa entre todas as criaturas, porque daquele gestante ventre que deu a vida ao Verbo feito carne.

.

.

.

1 comentário:

  1. A Nossa Sra. do Ó simboliza a gravidez da Virgem Maria. Nas suas imagens, aparece-nos com um ventre aumentado, como sinal de esperanças de parto. O culto à Nossa Senhora do Ó iniciou-se em Toledo (Espanha) no século X. Em Portugal, venera-se em muitos locais.

    ResponderEliminar