quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PE CORREIA DA CUNHA E 1º ANIVERSARIO “OBJECTIVO”

.




.




“ CONSTRUIR COMUNIDADE”





Faz hoje precisamente quarenta e um anos, que nasceu na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora um “novo” Grupo de Jovens.
Foi no dia 31 de Outubro do ano 1971, em resposta a um convite lançado pelos Padres: Correia da Cunha, Ismael Sanches e José Diogo, que se realizou o grande Encontro Festa da Juventude da Paróquia de São Vicente de Fora. O propósito desta reunião era aprofundar e traçar “novos” caminhos, a partir de Cristo, à juventude da paróquia e contribuir para a renovação da Comunidade cristã.
Mas como não poderia deixar de ser, para haver festa, o Padre Correia da Cunha fazia questão que a “malta jovem” regasse as sedentas gargantas com um bom vinho novo no grande magusto que organizou para a esse magnânimo acontecimento.





“OBJECTIVO” foi o nome adoptado para o novo Grupo que surgia constituído por um alargado número de jovens de ambos os sexos, com o forte desejo de servir o Amor a Cristo e à Comunidade.
Todos os irmãos paroquianos acolheram este novo grupo de jovens, entusiasticamente vendo nele ventos de mudança e esperança na construção de um mundo melhor!




Hoje quero aqui recordar o primeiro aniversário do Grupo de Jovens “OBJECTIVO” que foi marcado por um vasto programa cultural.
Foram utilizadas as instalações do GRUPO “OBJECTIVO”, sediadas nos imensos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora para a organização de uma Exposição do Salão de Artes, com pinturas e esculturas, trabalhos da autoria destes habilitados artistas jovens e agentes dinamizadores da paróquia. Este evento contou com umas largas dezenas de trabalhos que atraíram um elevado número de visitantes.




Mas tratando-se de um Grupo de Jovens Cristãos, não poderia deixar de se incluir na programação das festas de aniversário uma celebração Eucarística de Acção de Graças, com acompanhamento de violas e belos cânticos desses tempos, assim como um grandioso almoço de confraternização com todos os elementos do grupo.

Também era objecto de interesse do Grupo de Jovens o desporto; assim ficou ligado a essa comemoração um Torneio Quadrangular de Andebol, em que foi disputada a Taça Padre Correia da Cunha.

A encerrar as comemorações do primeiro ano da existência deste grupo juvenil realizou-se no Salão de Festas das OGFE (Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército) um espectáculo de variedades. Sobre o palco cedido gentilmente pela Direcção dessa prestigiada instituição a pedido do Capelão da casa, Padre Correia da Cunha.






Recordo tratar-se de uma emissão televisiva experimental da RTO (Radio Televisão Objectivo).

Nessa emissão foi efectuada uma excelente entrevista ao popular padre ZÉZITO, filho da Ti’Amália das hortaliças, como carinhosamente gostava que o tratassem, pois era com muito orgulho e amor que recordava a sua ditosa mãe.

Nesse momento “televisivo” o Padre Correia da Cunha descreveu todo o percurso desde o seminário até à ordenação sacerdotal, recordando assim o seu chamamento para o serviço de Deus, Igreja e irmãos em Cristo. E com a sua humildade sempre se manifestou totalmente disponível para colaborar na formação humana e cristã da juventude. O final apoteótico deste espectáculo contou com a participação de Maria do Amparo e Carlos Alberto Moniz que estavam iniciando a sua carreira musical já bem reveladora de muito talento, atitude e determinação não deixando dúvidas de que obteriam um enorme triunfo no mundo do panorama musical.

Sei que todo este espectáculo de variedades foi gravado, pelo que me atrevo a pedir que se realize um encontro que permita uma visualização dessas filmagens e se possível a cedência de cópias dessa gravação que certamente poderia fazer muitos dos seus amigos gozarem da presença espiritual do inesquecível Padre José Correia da Cunha. Todos desejam que a sua memória continue viva e a iluminar o caminho da juventude.
.

1 comentário:

  1. Muito obrigado! O "Objectivo" valeu a pena. Mais uma vez, muito obrigado por me fazer recordar, sem dúvida, dos tempos mais importantes da minha vida. Bem-haja! Rui Aço

    ResponderEliminar