terça-feira, 24 de setembro de 2013

PE. CORREIA DA CUNHA – 96º ANIVERSÁRIO











PE CORREIA DA CUNHA E O CORVO VICENTE


PE. JOSÉ CORREIA DA CUNHA

Mestre de Vida



24 SET.1917 – 24 SET.2013
  

“IMENSA GRATIDÃO E PROFUNDA SAUDADE”


Ainda eu não frequentava a escola primária do Campo de Santa Clara quando o Padre Correia da Cunha foi designado, no ano de 1960, pároco da Freguesia de São Vicente de Fora.

Hoje, dia 24 de Setembro, completaria 96 anos sobre o seu nascimento.

Devemos aproveitar esta data para lembrar a sua rica trajectória de vida como prior e amigo da família Paroquial de São Vicente de Fora durante dezassete anos.

O Padre Correia da Cunha foi homem da Igreja do seu tempo. Ainda hoje nos impressiona o seu grande amor a Jesus Cristo e o seu ardor apostólico ao serviço da sua amada comunidade cristã.

Conto brevemente trazer a todos vós escritos da sua autoria que reflectem bem a sua imensa riqueza e a sua enorme sensibilidade.

Os seus talentos formosíssimos, brilhantes e a magnitude dos seus conhecimentos tornaram-no estimado e respeitado para além de congregar à sua volta em espírito fraterno, todos, independentemente da sua raça, crença religiosa ou condição social. Possuía uma comunicação combativa que sabia exercer como ninguém pela palavra.

Era dotado de uma longa experiência de convívio com gente nova, não tivesse sido ele Capelão da Marinha de Guerra e efectuado imensas viagens a bordo do nosso Navio-Escola Sagres, onde lhe ficou um poder de insinuação, sempre discreta e justa. As suas qualidades: integralidade, rectidão de carácter e inteligência estavam associadas a uma elevada qualidade de trabalho. No entanto, era o seu testemunho de sacerdote e cristão que maravilhosamente tornava e reafirmava, que abria o coração daquela juventude maruja sequiosa de ideais.

Recordo que mesmo na paróquia era procurado por muita juventude de não crentes que o admiravam e muito o respeitavam. Era um formador de inteligências e nada votado a pieguices e beatices. O seu forte desejo era levar-nos pelo caminho da inteligência, do amor e da verdade ao encontro de Deus.

PE. CORREIA DA CUNHA


Passadas três décadas e meia, que nos deixou, torna-se cada vez mais claro e evidente que o Padre Correia da Cunha possuía uma estratégia bem delineada para a construção de uma verdadeira Comunidade Paroquial que assentava sobre: entregar-se de corpo e alma às tarefas do Reino de Deus e renovação da liturgia; usar os seus dotes de inteligência e prestígio social ao serviço dos mais carenciados na obtenção de apoios materiais e financeiros. Recordo aqui a excelente colaboração dos Lions Club, que a pedido do Padre Correia da Cunha, atendiam às muitas necessidades da paróquia no plano social; rodear-se de pessoas competentes e dedicadas para liderarem e dinamizarem os movimentos paroquiais.


Também revelava uma admirável intuição e capacidade de decisão e poder de realização, do que poderemos chamar um homem preparado para a renovação da nova Igreja nascida com o Concílio Vaticano II. Foi graças a si que o dinamismo renovador desse Concilio invadiu a Paróquia de São Vicente de Fora nos anos sessenta.

O Padre Correia da Cunha, pelas suas riquezas humanas, foi um sacerdote perdido no meio dos seus paroquianos em total doação, com magnífica simplicidade de quem cumpria um dever natural. Os seus paroquianos eram a família de coração. A ela dedicou grande parte da sua vida e era reconhecido por todos como um grande mestre de sabedoria cristã.

Houve magnânimos mestres que o acompanharam também durante toda a vida, o prodigioso Mons. Pereira dos Reis, que era considerado o pioneiro do movimento litúrgico em Portugal e que irradiou sobre ele a imensa paixão que possuía pelo cântico e música sacra.



PE. CORREIA DA CUNHA - LARGO SÃO VICENTE





Neste dia que o Padre Correia da Cunha celebraria 96 anos de vida, termino este escrito com uma palavra de admiração pelo pároco que serviu o seu ideal evangélico, aquecendo o coração de muitos jovens, homens e mulheres e ajudando-os aceitar os activos valores do evangelho para a transformação do Mundo.

Ainda hoje o Padre Correia da Cunha continua a congregar os amigos em volta da boa música, conforme se pôde verificar pelo concerto de homenagem póstuma realizado recentemente em São Vicente de Fora, por Robert Descombes, seu velho amigo.

Esta congregação constitui prova evidente de que um líder, só é verdadeiro, quando mobiliza e empenha todas as pessoas em torno de valores que dão sentido à vida e que sentem a igreja como sua legítima casa.  
.

Sem comentários:

Enviar um comentário