segunda-feira, 6 de abril de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO – CORREIA DA CUNHA / MESTRE DE VIDA















 «A MISSÃO DA IGREJA: CRISTIANIZAR TUDO O QUE NASCE PAGÃO, A COMEÇAR POR NÓS…»

Pe. Correia da Cunha






Realizou-se no passado dia 2 de Abril, nas instalações do Mercado de Santa Clara e Messe dos Oficiais do Exército, o lançamento do LIVRO:
CORREIA DA CUNHA – MESTRE DE VIDA (Padre, Marinheiro e Poeta)
que contou com a presença de muitos amigos que emotivamente não deixavam de enfatizar à autenticidade desta grande figura da Igreja.



Trata-se de um livro de HOMENAGEM ao Padre Correia da Cunha, como um grande amigo de todos os seus semelhantes e principalmente dos seus marujos e jovens da Paróquia de São Vicente de Fora.

Publico aqui o texto da minha apresentação, onde procuro assinalar que este homem simples, e que nos habituámos a ver na sua modéstia, deve continuar a ser lembrado.
A sua memória prestará a todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver um excelente contributo para a nossa formação humana e cristã 

« Continuemos a ser amigos uns dos outros...» Foi a grande lição de vida deste Grande Mestre de Vida.











Bem-vindos!


Em meu nome pessoal e da Althum.com, só me resta agradecer de toda a alma e coração, a vossa amável presença. Muito Obrigado!

Estou certo, que vieram mais que prestigiar um modesto livro da minha autoria, o fizeram para manifestar e exprimirem o vosso tributo nesta Homenagem a um Grande Mestre de Vida, que possuía um tão rico perfil na vida sacerdotal e tão humano. E que muitos de nós tivemos o privilégio de nos termos atravessado na sua vida…


Vamos aos agradecimentos que me cumprem fazer gostosamente:




1º - À Gerência da Messe dos Oficiais do Exército de Santa Clara na pessoa do Senhor Capitão Pires e do Sargento-chefe Henriques, que desde a primeira hora nos abriu as suas portas e se quis associar a esta Homenagem ao seu antigo Capelão. O Padre Correia da Cunha serviu essa centenária instituição com a maior dedicação e lealdade.


2º - À Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente Dr.ª. Natalina Tavares Moura sua disponibilidade em colaborar nesta iniciativa. Para a Junta de Freguesia vai a nossa profunda gratidão. Realço aqui o excelente trabalho realizado pelos Drs. Afonso Dias e Nuno Rico pelo bom êxito deste evento.  







3º - É preciso agradecer também à Dr.ª Maria Proença, presidente da Associação Artes Culinárias pela sua extrema sensibilidade para com esta Homenagem ao grande MESTRE DE VIDA, cedendo-nos este belo espaço em que nos encontramos.







Foi há 38 anos, no dia 2 de Abril de 1977, num domingo de Ramos que entregamos à terra o corpo de um amigo, no cemitério do Alto de São João.


Domingo de Ramos é um dia de júbilo, aclamação e exaltação pela entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. O povo estendia as capas pela rua e aclamava-o: Hosana, Hosana, Hosana! Seguramente os anjos também o aclamaram em júbilo e o levaram à presença do Pai.


Hoje, dia 2 de Abril do ano de 2015, numa Quinta-feira que celebramos o dia do testamento de amor e da memória (fazei isto em memória de mim), também nós aqui reunidos queremos trazer à memória um homem que viveu toda a vida ao serviço dos irmãos, transbordando sobre nós a sua imensa sabedoria… Poderei dizer numas breves palavras: Padre Correia da Cunha ensinou-nos a arte de pensar e do conhecimento…

Cumprida esta liturgia. Vamos ao LIVRO



Como nasceu esta aventura de Homenagear este grande HOMEM que foi um grande amigo, que considero para mim um segundo pai? Direi mesmo, que eu fui para ele um segundo filho. Nunca ousei ocupar o primeiro, pois esse estava indelevelmente gravado no mais íntimo e profundo do seu coração.


No ano de 2008 desempenhava as funções de Director de Vendas num departamento de uma conceituada multinacional especialista no domínio da energia eléctrica. A crise financeira surgida no ano de 2007 e aumentada com a crise das dívidas dos estados, no ano de 2008, levou a que a empresa se reorganizasse com a fusão e migração das suas 130 marcas. Este processo levou a que muitos colaboradores fossem convidados a negociar acordos de despedimento por mútuo acordo. Quero aqui referir que este procedimento foi realizado para comigo com o máximo respeito e dignidade. Tendo-me sido atribuídos todos direitos que a lei do trabalho há época prescrevia. O meu primeiro mês no desemprego foi entendido com um período de férias. O segundo mês já me pareceu que eram férias demasiadamente longas. E ao terceiro mês começo a sentir como o desemprego afecta a dignidade da pessoa humana. O homem foi criado para cooperar na obra do universo e ser útil à comunidade dos homens. São momentos duros. Num triste dia e após a refeição do almoço, sentei-me na minha sala, atribulado e acabrunhado para saborear o prazer de um cigarro e de um bom whisky, quando sou atraído pela foto do Padre Correia da Cunha com o seu corvo Vicente ao ombro que conservo religiosamente em lugar de destaque sobre um móvel. Foto que é capa do livro que hoje lançamos aqui. Penso convictamente que ouvi o Padre Correia da Cunha dizer:

- Oh rapaz! Oh seu papalvo foi isso que te ensinei? Estares para aí a pensar que és um inútil? Não achas que chegou o momento de me fazeres uma Homenagem, pela nossa amizade e por tudo o que transmiti e ensinei? Lembrei-me então de uma das suas frases: Não quero que sejais homens pequeninos. O Padre Correia da Cunha fazia tudo para que fossemos Grandes Homens!

Mas perguntei-me: O Padre Correia Cunha estará com os copos? Só uma grande bebedeira o poderia levar a pedir tal coisa. UMA HOMENAGEM. Ele que não gostava nada dessas coisas. Foi condecorado várias vezes mas nunca falava disso, tão pouco as usava. A sua modéstia não o permitia e havia coisas, para ele, mais importantes na vida.


É verdade esta sua ordenação não me saiu do pensamento durante aquela tarde. No final do dia, quando chegou a casa a minha filha mais velha Ana Cristina – Engª Química e mais expedita para estas coisas da internet, perguntei-lhe se era possível criar um blogue para mim. A que ela me perguntou, para que eu queria um blogue?

Quero um blogue para Homenagear um grande amigo do Coração. Quem? O PADRE CORREIA DA CUNHA.

Depois da refeição do jantar lá nos sentámos os dois em frente ao computador para criar o Blogue PADRE JOSÉ CORREIA DA CUNHA. Para foto do perfil utilizei uma velha foto do Mosteiro e Igreja de São Vicente a que adicionei duas datas: 1917 e 1977 (nascimento e morte).

A fotografia do porta-retratos que se situa na minha sala foi digitalizada para ser utilizada no primeiro post do novo blogue: JUSTA HOMENAGEM A UM GRANDE EDUCADOR.

Passados uns dias fui convidado por um antigo cliente e amigo para um almoço. A primeira pergunta sacramental foi: João Paulo que tens feito? Tendo respondido sem hesitação: Criei um blogue e estou a fazer uma Homenagem a um grande Mestre: O PADRE JOSÉ CORREIA DA CUNHA.    Estou a escrever e a investigar a sua vida, o que me ocupa imenso tempo. Nem me resta tempo para visitar os amigos/clientes. Estou a trabalhar cerca de 12 horas por dia nesta missão.
Entreviu de com grande espontaneidade: Porra! O sacana do Padre mesmo depois de morto é muito teu amigo.

Não dei importância de imediato. Mas quando regressava a casa no conforto do automóvel, reflecti sobre aquela frase. Realmente dava-me conta que a partir do momento que o Padre Correia da Cunha me “exigia” uma Homenagem, nunca mais dei conta que estava no desemprego. Passado um mês estava abraçar um novo projecto profissional numa empresa alemã. E no final desse ano fui convidado para representar, em Portugal, uma empresa de origem Sueca.




Mário Jorge,Melo e Faro, Vítor Soares, Rogério Simões, João Paulo e Manuel José


 A primeira pessoa a quem falei desta iniciativa no dia seguinte à sua criação foi ao meu bom amigo POETA – ROGÉRIO MARTINS SIMÕES que possuía um blogue da sua autoria e onde colocava os seus poemas de AMOR E DOR. Teve da sua parte um excelente acolhimento e manifestou desde logo a sua total disponibilidade para contribuir nesta merecida Homenagem. A sua saúde traiu-lhe este seu imenso desejo. 

Contudo, nunca deixou de colaborar de acordo com as suas possibilidades. A minha profunda gratidão e amizade ao Rogério Martins Simões. 




Diácono Jorge Campos usando da palavra

Lancei-me nesta aventura sem possuir nada sobre a longa biografia do Padre Correia da Cunha. Lembrei-me de entrar em contacto com o Patriarcado de Lisboa. Recorri então ao meu educando da Catequese, JORGE CABANELAS CAMPOS, hoje diácono permanente, para junto dos arquivos da diocese, encontrar documentação referente a este presbítero. Ao fim de uma semana tinha em meu poder elementos importantes sobre as actividades exercidas pelo Padre CORREIA DA CUNHA ao serviço da Diocese de Lisboa. O meu mais vivo obrigado ao Diacono Jorge Campos por este seu contributo.


Recordo desde sempre que o Padre Correia da Cunha tinha sido Capelão da Armada. É curioso que quando refiro que o Padre Correia da Cunha foi Capelão da Marinha, sou logo corrigido: Não! Foi capelão da Sagres… Hoje compreendo, pelos testemunhos que me chegaram que o Capelão Correia da Cunha efectuou 4 ou 5 viagens neste Navio Escola e que o marcaram para sempre na sua vida de marujo. Dirigi-me então à prestigiada Revista da Armada solicitando elementos sobre este Capelão que tão honrosamente cumpriu a sua missão ao serviço da esplendorosa Marinha de Portugal. O seu director o Exmº Sr. ALMIRANTE ROQUE MARTINS de imediato de fez chegar fotos de um Padre Marinheiro e de um ilustre Oficial da Marinha e mais tarde transcrições das Ordens de Serviço da Marinha, onde é mencionado o nome do Capelão. Ao Sr. Almirante Roque Martins, aqui presente, vai a expressão do meu muito obrigado.

Só mais tarde na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, através do Jorge Campos, venho a conhecer o Comandante EUGÉNIO DUARTE RAMOS – Engº Construção Naval que conhecera o Capelão Correia da Cunha e que se viria a tornar um Cruzado na missão de divulgar junto dos seus antigos camaradas da Armada este blogue de Homenagem, levando-me ao contacto das mais altas patentes da Armada.



Comandante de Mar e Guerra Eugénio Duarte Ramos

Era também naquele Palácio do Largo de São Domingos que se prestavam grande HOMENAGENS a um grande amigo de Padre Correia da Cunha. O Sr. Tenente General Themudo Barata que aqui também evoco e não esqueço nunca a sua máxima: «Uma mão em Deus e uma mão no próximo». Quero aqui também prestar uma Homenagem à grande apostola da Catequese ANITA THEMUDO BARATA é uma memória sempre viva na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora. É uma saudade doce. A Anita merece um forte aplauso de palmas e um profundo agradecimento ao Comandante EUGÉNIO DUARTE RAMOS.

Já decorria o blogue há cerca de um ano quando sou surpreendido com um e-mail assinado por duas pessoas: Fernando e Aníbal Cunha, que gostariam de conhecer o autor, pois seria alguém que esteve profundamente ligado à vida do seu irmão e tio. Ficou marcado um encontro e aí foi-me concedido o acesso ao espólio fotográfico do Padre Correia da Cunha. Foi um enriquecimento extraordinário para o blogue. Nas muitas conversas havidas com ambos sempre surgiam novos documentos e testemunhos. Permita-me Sr. Engº ANÍBAL CUNHA e esposa que expresse aqui publicamente o meu mais sincero agradecimento pelos excelentes contributos para perpetuarmos a memória do ZEZITO.


1ª FILA - DR. MARCOS PERESTRELLO E SUA MÃE E ENG. ANÍBAL CUNHA E ESPOSA


Durante cerca de seis anos que me dedico a esta missão, nunca senti qualquer sacrifício, nem incómodo da parte dos muitos amigos que contactei, como se compreenderá não posso aqui mencioná-los todos. Necessitaria de mais um capítulo no livro para agradecer a todos eles. De todo o coração agradeço-lhes os testemunhos. A todos eles a minha amizade e confiança. Bem hajam.


Em meados de 2014, coloca-se um grande problema. Não é 
possível manter o blogue com a dinâmica desejada. Teria de inventar histórias ou repetir o já editado. Surge então a ideia de editar um livro, com a cooperação da editora Althum.com.

A vida do Padre Correia da Cunha é assente em 4 grandes instituições: O Seminário dos Olivais/Patriarcado de Lisboa, a Armada Portuguesa, a Paroquia de São Vicentebde Fora e por último, a maior, O INSTITUTO DA AMIZADE. Como tantas vezes lhe ouvi dizer:" Quem tem bons amigos é feliz."

Para vos falar do Seminário e do Patriarcado de Lisboa, tinha escolhido o Cónego Dr. Manuel Lourenço, que com os seus oitenta e seis anos segue trabalhando no Tribunal Eclesiástico. Foi como sabemos, 40 anos Chanceler da Cúria Patriarcal. Nasceu em Alfama e conviveu com o Homenageado. Por motivos de missão eclesial, não pode estar presente. Mas o Diácono Jorge Campos irá ler a mensagem que nos enviou.


Para nos falar do Capelão da Marinha Correia da Cunha está connosco o Sr. Engº Marques da Silva. O heróico Comandante da NRP SIRIUS. É um símbolo! Pela crença, bondade, carácter, inteligência e trabalho. Buscou durante longos anos o convívio com o Capelão, hoje aqui homenageado.

O pilar da Paróquia não podia estar mais bem entregue que a um Engenheiro Civil. O Eng.º Carlos Pereira irá deslumbrar-nos pela sua clarividência e espírito enriquecido e pelas suas imensas qualidades.


O Instituto da Amizade está confiado à nossa querida Zélia Nunes em que o seu coração tão cheio de saudades do fraterno convívio com o seu bondoso prior. Estou certo que pelos seus naturais talentos o Padre Correia da Cunha será alguém invisível mas bem presente nesta singela homenagem.

Finalmente falta-me falar dos artistas que com as suas cores mais vivas fizeram primorosas ilustrações da CONTRA CAPA – O PRIOR da autoria do grande pintor RUI AÇO. O MANUEL TAVARES com a ilustração do órgão barroco de São Vicente presente a sua homenagem ao grande amante da boa música. MANUEL JOSÉ COELHO com uma ilustração sobre Lisboa feiticeira que encantou desde pequeno o nosso homenageado.

Termino, mais que o lançamento de um livro, esta cerimónia é uma homenagem a um Grande MESTRE DE VIDA com preito de carinho e de admiração, na data que se comemoram 38 anos da sua morte. É uma homenagem a UM HOMEM QUE PERSONIFICOU O QUE HÁ DE MAIS BELO NO SER HUMANO. Um mestre de vida que foi padre, marinheiro e poeta.Muito obrigado.


Irão ser publicados, em breve, os discursos de todos os oradores presentes na apresentação do Livro “CORREIA DA CUNHA – MESTRE DE VIDA”.




SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 11 DE ABRIL 2015 NA IGREJA DE SÃO VICENTE DE FORA, ONDE O LIVRO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA TODOS QUE O DESEJEM ADQUIRIR. Desejarem o livro com um dedicatória poderão contactar-me pelo Telemóvel: 935406264























.





.

2 comentários:

  1. Anónimo4.8.15

    Em 2009, quando o meu pai, na sequência de uma crise económica, entrou no desemprego e me pediu para criar um blog, pensei que francamente que a insanidade o tinha abraçado e não o tinha soltado de vez.
    Volvidos 6 anos, o blog deu origem a um livro e o livro conduziu ao reencontro de vários amigos. Ao longo destes mesmos 6 anos, dei por mim todos os domingos a rever os textos que o meu pai, com todo o carinho, escrevia sobre o Padre Correia da Cunha. Lembro-me de todos os domingos, quando me sentava para ver o blog, o meu pai se exaltar quando, numa tentativa frustrada, me tentava explicar as experiências e emoções que tinha vivido com o Padre Correia da Cunha e com todos aqueles que o rodeavam. Nunca percebi e ainda hoje não percebo o que ele sente porque, na verdade, e ao contrário dele, não tive o prazer de conhecer o Padre Correia da Cunha.
    Tive, no entanto, o prazer de conhecer o meu pai (normalmente diz-se que este não se escolhe) que, mais do que pai e amigo, foi meu catequista e educador. Estou certa que a maravilhosa pessoa que o meu pai é, se deve, em muito, à convivência que teve com o Padre Correia da Cunha. Estou certa que quem eu e a minha irmã somos, também se deve em parte a esta convivência. Sim, ao longo de toda a nossa infância, ouvimos frases como aquela que a Zélia citou na apresentação do livro do meu pai, cuja autoria é aparentemente do Padre Correia da Cunha: "o material tem sempre razão", dizia o meu pai quando uma caneta falhava na escola ou partíamos um brinquedo qualquer.
    Para o meu pai, o Padre Correia da Cunha é um mestre, para mim (e peço desculpa a todos os amigos do Padre Correia da Cunha) e para minha irmã (estou certa em afirmar isto por ela também), o meu mestre é o meu pai!
    Parabéns a ti Pai pelo teu livro. Obrigada a ti e à mãe(sim, por trás de um homem, há sempre uma grande mulher), por serem (ambos) maravilhosos exemplos de vida! (empreendedores e autores da vossa própria vida)
    Até já (desta vez a uma segunda, porque todo o cristão merece um santo domingo de Páscoa), para mais uma revisão de um dos teus textos (estas revisões parecem não ter um fim), o melhor de todos - o do discurso do passado dia 2 de abril que dá por oficial a publicação do livro "Correia da Cunha - Mestre de Vida". Que todos o venham a ler. Ana Cristina Dias

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14.7.16

    Ola, João Paulo!!! Acabo de receber o teu livro que me ofereceu o Zé Joao!!! é uma maravilha, bem digna do P. Cunha, a obra duma vida, a tua, um trabalho espetacular!!!! Muito obrigado pela tua dedicação!!! Sinto-me muito honrado e orgulhoso de estar neste livro!!!! e podes estar muito orgulhoso do teu trabalho, não duvido que este livro vai ter , ou ja tem , o sucesso que se merece!!!Muitos parabéns, caro Joao Paulo!! são tantas saudades, tantas lembranças inesquecivéis que là encontro!!! 45 anos da minha vida, que passaram tão depressa....tanta luz que guardo no meu coração, na minha mente, tu sabes melhor do que ninguém hoje, tudo o que representam para mim S.Vicente, o P.Correia, o órgão , e vos, todos os amigos que a graça da vida me permitiu reencontrar ha 5 anos!! Por isso, João Paulo, sempre serei agradecido, como pela tua generosidade, a tua hospidalidade, e a da Adozinda....Tenho imensas saudades vossas.... O João Vaz me escreviu ontem para propôr-me de tocar no dia 12 de Setembro, na ocasião do aniversario do ôrgão: ainda não sei se poderei ir nessa data, e sobre tudo, não me sinto capaz de dar outro "concerto", é muito trabalho, não sou profissional!!! e vou estar muito ocupado este verao!! Ainda nao lhe dei uma resposta definitiva, mas fico muit o honrado e agradecido por ele ter pensado em mim, primeiro!! Gostava melhor tocar improvisações!!...ja sabes que é o que prefiro!! e foi assim que conheci e amei este órgão...ha 45 anos!! Ja te darei noticias!! Agora, em Maio, vamos aos E.Unidos, visitar a familia da Desi!! Muito, muito obrigado, caro amigo!! Um grande abraço para ti e toda a familia!!! Robert

    ResponderEliminar