quarta-feira, 22 de abril de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO- CORREIA DA CUNHA/MESTRE DE VIDA «O PINTOR»














«QUE A TELA SE FAZ SONHO QUANDO A 

COLORA O PINTOR COM DEVOTAS 

MÃOS…»

Pe. Correia da Cunha





Reunimo-nos no passado dia 2 de Abril, para participar num evento muito especial, o lançamento do Livro: CORREIA DA CUNHA – MESTRE DE VIDA (Padre-Marinheiro-Poeta), mas também para prestarmos uma justa homenagem a um clérigo que deixou marcas na Armada Portuguesa e na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, pelas suas excepcionais qualidades.

O título do livro por mim escolhido tem tudo a ver com a pessoa que por ele é homenageada.

Foi com grande alegria que todos acolhemos a prelecção de Rui Aço.

Não posso deixar de mencionar que Rui Sequeira Aço é o autor do quadro da contra capa do Livro. Ele quis por vontade própria fazer o retracto do seu amigo e realizou-o com muita maestria, arte e talento. Um quadro que nos mostra um padre jovem que nos envolve num grande, longo e fraterno abraço, expresso nas asas do corvo Vicente. É um abraço com a plenitude do Amor Universal. Tendo tido familiaridade com o retractado apresenta-o com um rosto lúcido e tranquilo. Os seus singulares traços perenizam o jeito amoroso e distinto deste Mestre, rememorando os espaços a que esteve ligado: a sua Sagres (Marinha), a sua Paróquia (do Padroeiro), a sua Cidade (Lisboa) e os seus Jovens (representados no símbolo do Objectivo) …

O quadro carrega uma serie de noções, conceitos, ideias e ideais sobre os predicados deste Mestre de Vida: generoso em dividir sabedoria, corajoso para trilhar novos caminhos, atento, tolerante e sábio.


PINTOR RUI AÇO



RUI AÇO foi simples e sincero a encantar-nos com um brilhante testemunho que traduz bem os sentimentos 
que sempre nutriu por este clérigo. Transcrevo aqui a sua mensagem:

" O meu Amigo Padre José Correia da Cunha comigo falava das Artes e dos Artistas. Dos mitos e das magias. Com ele discutia acaloradamente o poder arrebatador das Religiões... e em particular o potenciar da Cultura Ocidental, dos seus valores espirituais e da praxis. Falávamos da Razão.

Um dia disse-me que eu tinha de o ajudar na sua Paróquia. Foi assim que ajudei a fazer a história do Grupo de Jovens OBJECTIVO e do Agrupamento de Escoteiros de São Vicente de Fora. Foi aí que aprendi a praticar o dar sem espera de recompensa. O meu Amigo Padre José Correia da Cunha foi o conselheiro dos ajustamentos na busca do Ser e no tempo de decidir-me no homem que sou" 

Rui Aço




Este livro é uma homenagem ao Mestre de Vida – Correia da Cunha. Com ele pretendo levar ao conhecimento dos meus amigos e dos muitos amigos do Padre José Correia da Cunha uma obra onde é revelado o gosto pela vida e culto da amizade que este grande homem exercitou ao longo da sua vida.

Sempre falou de um modo elegantemente descomplicado, especialmente em temas que eram para muitos inacessíveis. A sua empolgação por falar era nata. Com este livro gostaria de registar para sempre a relevante contribuição que o Padre Correia da Cunha nos ofereceu como legado: a amizade que ele devotou aos seus marinheiros e paroquianos de São Vicente de Fora.










Comunico que poderão adquirir este Livro através do meu email: joaopaulo.costadias@gmail.com. No meu escritório em Alvalade (Rua Teixeira de Pascoais, 17 B) onde com imenso prazer escreverei uma dedicatória.

Na Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora 

























.

Sem comentários:

Enviar um comentário