sexta-feira, 22 de julho de 2016

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA




Os amigos que partiram…








IN MEMORIAM



JOAQUIM MANOEL RIBEIRO GOMES DA SILVA



1931-2016



O Dr. Joaquim Manoel Ribeiro Gomes da Silva (1931-2016) é credor da nossa mais profunda gratidão e do nosso maior respeito.

Sinto-me muito pequeno para dizer algo sobre a vida deste grande Homem. 

Foi um benfeitor da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora e contou sempre com a amizade e o apreço dos párocos: Monsenhor Francisco Esteves (1900-1959) e Padre Correia da Cunha (1960-1977).

Doutorado em Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, exerceu actividade profissional como professor na Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Dotado de um extraordinário valor moral, participava sempre, da melhor maneira, nos trabalhos que lhe eram solicitados pela sua paróquia de coração.

O Dr. Joaquim Gomes da Silva integrou com a sua extremosa esposa Dr.ª Cármen Vilhena Gomes da Silva, as várias equipes responsáveis pelos imensos CPM’S (Cursos de Preparação para o Matrimónio) da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, cursos esses, organizados pelo Padre Correia da Cunha. Nesse incansável trabalho contribuíram para ajudar muitos noivos a edificarem lares felizes.

É no casamento que assenta toda a vida familiar e social. Quase todos os homens procuram, por uma tendência natural, constituir família. Portanto, há necessidade de se conhecer bem o que é o casamento e quais são as bases e condições para que do casamento saia a família feliz que se deseja.

O Dr. Gomes da Silva tinha recebido do Monsenhor Francisco Esteves uma imensa herança e tudo fez durante mais de cinquenta anos para a transmitir aos mais jovens. Posso testemunhar que nunca terá decepcionado o Monsenhor pois dedicou-se de corpo e alma nessa missão.

Em 1999 publicou uma obra intitulada: Mons. Francisco Esteves – Uma figura e uma época da Paróquia de São Vicente de Fora. O Monsenhor Esteves era uma majestosa figura possuidora de uma alta grandeza interior de ânimo, bem como de um espírito verdadeiramente superior, inteligente e grande carisma. Homem dotado de uma grande Fé e Amor a Deus e ao próximo. 

Quando em 2009 iniciei este blogue de homenagem ao Padre Correia da Cunha, tive uma longa e amigável conversa com o Dr. Gomes da Silva sobre este meu empreendimento. Só recebi dele bons conselhos, sensatas orientações e um grande incentivo… 

Momentos muito gratificantes me foram proporcionados nos vários encontros que mantive com o Dr. Gomes da Silva, onde me eram transmitidas histórias vividas na companhia do seu afeiçoado amigo Padre Correia da Cunha. 

Para mim o Padre Correia da Cunha era um grande Mestre, um grande amigo. Mas muito me sensibilizava e encantava, quando pessoalmente ouvia o Dr. Joaquim falar desse amigo comum e pela disponibilidade, carinho e apoio que sempre dedicou ao meu trabalho de homenagem a este notável pároco.

São momentos e lembranças inesquecíveis. Ambos queríamos perpetuar para as novas gerações o brilho da Paróquia de São Vicente de Fora (1900-1977) e dos notáveis párocos que a pastorearam. 

Congratulávamo-nos por termos tido a felicidade de privar de perto com duas proeminentes figuras da Igreja: Padre Correia da Cunha e Mons. Francisco Esteves (não conheci pessoalmente o Monsenhor) mas através deste seu discípulo senti a sua bravura e luta inquebrável e pertinaz, muito atento aos problemas dos mais desfavorecidos. Levou a efeito muitas obras no domínio do apostolado social: a criação das escolas primárias, com cantinas sem custo para os utilizadores. A grande jóia era o Patronato Nuno Álvares Pereira, onde acolhia muitos jovens, proporcionando-lhes a prática do desporto, actividades teatrais e musicais, assim como passeios educativos e religiosos.

Não poderia deixar de expressar nesta justa homenagem a admiração e o meu grande sentimento de apreço pelo Dr. Joaquim Gomes da Silva. Sempre contei com o seu incentivo, estímulo, aplauso e com a gratíssima honra da sua profunda amizade.

Após a sua aposentação dedicou a vida ao estudo e conservação dos arquivos da história da paróquia de São Vicente de Fora, tornando-se num dos mais conhecedores da vida litúrgica e das práticas cristãs e sociais em prol da implantação do cristianismo nos lares da freguesia de São Vicente de Fora. 

Pelos seus nobres predicados tornou-se credor da maior estima e de respeito de todos os paroquianos desta Comunidade.

Pela sua tenacidade e vontade de bem servir a Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora é justo prestar esta homenagem e exprimir em nome de todos os seus afectuosos amigos um agradecimento à dedicação de longos anos de trabalho à comunidade.

No dia 18 de Julho de 2016, foi repousar na Glória de Deus. Hoje junto ao PAI e de seus amigos e pastores Mons. Francisco Esteves e Padre Correia da Cunha continuará a interceder por todos nós, que fomos seus amigos.

São Vicente guarda-o em seu coração!

Deixou em todos muitas saudades.

RECEBEI, SENHOR, NA GLÓRIA DO VOSSO REINO O NOSSO IRMÃO.



















.

Sem comentários:

Enviar um comentário