sexta-feira, 29 de setembro de 2017

PE. CORREIA DA CUNHA – 100º ANIVERSÁRIO











CERIMÓNIAS COMEMORATIVAS DO

CENTENÁRIO NASCIMENTO DO PADRE 


CORREIA DA CUNHA





O  “RASTO DE LUZ” DEIXADO PELO SACERDOTE QUE FOI CAPELÃO CHEFE DA  ARMADA E PÁROCO DE SÃO VICENTE DE FORA, EM LISBOA, FOI RECORDADO COM INAUGURAÇÃO  DE UMA ESTÁTUA.






No passado dia 24 de Setembro, no dia que passaram 100 anos do nascimento do Padre Correia da Cunha (24 de Setembro de 1917), a Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora, acolheu imensos amigos, antigos paroquianos e várias personalidades das mais diversas áreas, politicas, militares, regionalistas… O grupo de jovens OBJECTIVO, fundado em 31 de Outubro de 1971 pelo Padre Correia da Cunha  esteve bem representado nesta homenagem ao homem que teve uma vida coerente de fé e de fraterna amizade.







  



Transcrevo um belo texto, extraído do Jornal Voz da Verdade sobre esta efeméride.





‘’No centenário do nascimento do padre Correia da Cunha e nos 40 anos da sua morte, um grupo de amigos decidiu homenagear o sacerdote do Patriarcado de Lisboa que foi Capelão Chefe da Armada  Portuguesa, entre 1943 e 1961, e pároco de São Vicente de Fora, entre 1961 e 1977. No passado Domingo, 24 de Setembro, a efeméride foi assinalada com a inauguração de uma estátua, junto do Mosteiro de São Vicente de Fora e com uma Missa presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.











Na celebração, o Bispo Auxiliar de Lisboa assinalou o ‘’rasto de luz’’ deixado pelo sacerdote, através do ‘’amor à liturgia, aos jovens e aos jovens casais; às famílias; à Marinha e aos Marinheiros, à sua cidade de Lisboa’’. ‘’Foi um inovador e renovador, um percursor da recepção do Concílio Vaticano II, Um construtor de pontes de amizade e comunhão com pessoas e Instituições que na cidade se empenhavam na construção do bem comum’’, salientou D. Joaquim Mendes.








Na inauguração da estátua e descerramento da placa evocativa do centenário do nascimento do padre Correia da Cunha, também estiveram presentes vários representantes de entidades civis e militares. No discurso, D. Joaquim Mendes salientou a valorização da ‘’cultura do encontro da proximidade, da familiaridade’’ por parte do sacerdote homenageado.





‘’Nele estava muito presente a ideia de Igreja família e família das famílias, por isso cuidava muito da preparação dos noivos para o matrimónio, do acompanhamento dos casais novos e das famílias’’. apontou. 


Transcrevo um belo texto, extraído do Ordinariato Castrense sobre esta efeméride.






LISBOA RECORDOU UM DOS «PAIS FUNDADORES » DA ASSISTÊNCIA RELIGIOSA À MARINHA



A 24 de Setembro, no preciso dia em que se comemorava os 100 anos do nascimento do Padre José Correia da Cunha (1917-2017), Lisboa homenageou-o. 



O programa foi delineado e promovido por um grupo de amigos ligados ao antigo grupo de jovens OBJECTIVO, fundado em 31 de Outubro de 1971 por esse ilustre sacerdote. Começou pela celebração da Missa em São Vicente de Fora, sede da Paróquia que o Padre Correia da Cunha pastoreou. Foi presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa que assinalou o “rasto de luz deixado por este sacerdote, particularmente no amor à liturgia, aos jovens, às famílias, à Marinha e aos Marinheiros, à sua cidade de Lisboa. Foi um inovador e renovador, um precursor da recepção do Concílio Vaticano II, um construtor de pontes de amizade e comunhão com pessoas e Instituições que na cidade se empenhavam na edificação do bem comum”.


SR CAPELÃO JOSE ILIDIO E O ESCULTOR JOSE CARLOS COELHO




De seguida, a comitiva dirigiu-se para o local da inauguração da estátua, acompanhada pela Banda da Armada. Já no local, após discursos, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello colocou uma coroa de flores no busto do homenageado, na presença de representantes de várias instituições, mormente o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António da Silva Ribeiro, o Presidente da Direcção dos Amigos de Lisboa, o Presidente da Direcção do Clube de Sargentos, o Presidente da Casa da Comarca da Pampilhosa da Serra, etc. 

O Ordinariato fez-se representar pelo seu Vigário Geral. Padre José Ilídio Costa.
Capelão Correia da Cunha



O capelão Correia da Cunha foi admitido na Armada em Janeiro de 1943, onde prestou serviço até Outubro de 1961. Fundador da Associação de Marinheiros Católicos, muito contribuiu para a formação humana e cristã dos marujos portugueses. Desempenhou relevantes serviços na esplendorosa Marinha de Portugal, na qualidade de Capelão Chefe da Armada, tendo participado nas várias Conferências de Capelães dos países da NATO e prestado serviço nas seguintes unidades: Navio Gonçalves Zarco, Navio Bartolomeu Dias, Navio Escola Sagres I, Navio Afonso de Albuquerque, Corpo de Marinheiros, Base Naval do Alfeite, Escola Naval, Hospital da Marinha, Escola de Alunos Marinheiros e Escola de Mecânicos. 

Homem culto, distinguia-se pela participação nos círculos culturais e eventos realizados em Lisboa; sacerdote dedicado, prestava muita atenção à pobreza da zona onde viria a ser pároco (São Vicente de Fora) e deu corpo a obras de cariz promocional.
















.

Sem comentários:

Enviar um comentário