sábado, 10 de agosto de 2019

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA








Os amigos que partiram…







IN MEMORIAM


EUGÉNIO DUARTE RAMOS

Capitão de Mar e Guerra

(1936-2019)





Eugénio Duarte Ramos – nasceu na freguesia de Sul do Concelho de São Pedro do Sul, no dia 26 de Fevereiro de 1936.

Homem amável! Amigo de todas as horas tinha um coração sempre aberto ao bem-fazer, um homem maravilhoso que só amigos sabia granjear e que deixa muitas saudades a quantos tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver.



Foi no ano de 2009, pela mão de um amigo comum, o diácono Jorge Cabanelas Campos que conheci o Senhor Comandante Eugénio Ramos. Nesse encontro referiu-me que no ano de 1958, como finalista do Curso Duarte de Almeida, com a patente de Guarda Marinha, embarcou no Navio Escola Sagres, onde conheceu e conviveu com o Capelão Correia da Cunha.

Não podia haver maior alegria.

Eu era o autor do Blogue de Homenagem ao Padre Correia da Cunha. Muito me esforçava para conseguir testemunhos de camaradas da Marinha Portuguesa sobre a vida deste servidor da Armada, entre os anos de 1943 a 1961. Não se revelava fácil tal objectivo, pois passados mais de 50 anos não havia nos quadros da grande instituição pessoas desses tempos.


Quero pois aqui lavrar um forte reconhecimento e agradecimento à preciosa e animada colaboração prestada pelo Comandante Eugénio Ramos (em vida sempre lhe manifestei essa minha imensa gratidão), levando-me junto de imensos oficiais generais, oficiais superiores e subalternos que possuíam muitas memórias e imenso apreço e estima pelo sacerdote que pelo seu espírito de homem de sabedoria, frontal era para todos eles uma personalidade de que não se podiam esquecer.

Acompanhei-o a muitas associações e instituições culturais (Sociedade Histórica da Independência Nacional, Sociedade de Geografia de Lisboa, Academia de Marinha, Instituto D. João de Castro,Irmandade da Misericórdia e de S. Roque de Lisboa, Centro de Estudos Portugueses, Associação 25 de Abril…) onde era sempre carinhosamente acolhido e saudado.

Neste momento em que escrevo estas palavras com a alma torturada, não posso deixar de recordar aquele belo momento em que o Comandante Eugénio Ramos me apresentou, na capela de Nossa Senhora do Mar (*), aquela extraordinária figura humana. Na sua presença amável, nas suas palavras confortantes só brotava bondade. Refiro-me ao inesquecível Capelão Manuel Costa Amorim (1952-2016).

Ontem, dia 9 de Agosto 2019, partiu este grande comandante para descansar junto de Deus e receber um abraços dos imensos amigos que já partiram. 

Eugénio Duarte Ramos hoje dorme um sono sagrado… pois os bons homens nunca morrem…

É um pequeno testemunho que espero seja marcante para nos ajudar a recordar o grandioso espírito de um oficial de marinha que sempre se soube colocar do lado das causas justas nunca se poupando a esforços e sacrifícios.




Recebei Senhor na glória do vosso reino o nosso irmão.




(*) - A capela de Nossa Senhora do Mar foi inaugurada pelo Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira e foi confiado o discurso de inauguração ao Capelão Correia da Cunha.







2 comentários:

  1. Um grande amigo...mais um que parte para a Casa do Pai.
    Sempre bem disposto e com uma óptima conversa.
    Descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me tão triste, João Paulo, tao triste!!!!! lembranças do dia que passamos juntos ha 2 anos...teria gostado de voltar a ver Eugénio , mas nao pude ir a Lisboa....fico com imensa tristeza...amigos partem....Eugénio era um homem tão culto, tao discreto e requintado,tão generoso, tão sensivel....nem sei que dizer, fico embasbacado.....faz favor, Joao Paulo, de levar os meus profundos pensamentos à familia de Eugénio....Um grande abraço para ti....Robert

    ResponderEliminar