terça-feira, 14 de abril de 2020

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA








Os amigos que partiram…






IN MEMORIAM


CARLOS DIAMANTINO PEREIRA


1920 - 2020


100º Aniversário de Nascimento



CARLOS DIAMANTINO PEREIRAnasceu no dia 14 de Abril de 1920, no bairro da Mouraria em Lisboa, tendo falecido em 2 de Novembro de 2002 na sua amada cidade e repousa em paz na localidade de  Pomares. É grande a alegria quando se tem a felicidade de neste dia, lembrar os 100 anos do seu nascimento. Carlos Diamantino foi um honrado paroquiano de São Vicente de Fora.

Refiro desde já, que por muito que me esforce, será impossível escrever em palavras a grandiosidade da vida deste bondoso homem, que tive a felicidade de conhecer, ainda eu era uma criança. Para a época era um homem muito alto e de grande corporatura, sentia-me atemorizado face à maneira áspera como se apresentava. Só mais tarde descobri que esta sua imagem era motivada por uma personalidade amparada em energia, disciplina austera e rígida, nunca admitindo deslizes e fraquezas. Encoberto por aquela fisionomia séria era uma alma que só sabia derramar amor. Era um excelente conversador e um apaixonado pela leitura, com quem era muito fácil criar afinidades. 


Nos anais da paróquia de São Vicente de Fora está indelevelmente registado o seu nome, como paroquiano com espírito de renuncia, sacrifício, lealdade, generosidade e rigidez moral…uma personalidade fértil de predicados. 



O Padre Correia da Cunha sempre confiou no Carlos Diamantino, e ele nunca desmereceu essa confiança. Entregou-lhe várias missões na área da caridade, da liturgia e dos cursos de preparação para o matrimónio. A mensagem transmitida aos noivos era que seguissem o seu exemplo: caminhando com firmeza, de fronte erguida e com espírito aberto, construíssem uma família e um lar feliz. 



Na verdade, tratava-se de uma pessoa digna e dedicada à sua comunidade paroquial. Sempre o via trocando muitas impressões e longas conversas com o Padre Correia da Cunha, mas era tão confiante na acção do seu estimado pároco, que se tornou seu amigo familiar, colaborando em todas as práticas pastorais infatigavelmente e em todos os momentos. 


A disciplina era tudo para si e sempre se empenhava em cumpri-la, foi através da disciplina que conseguiu evoluir; ela foi a base do seu triunfo na vida. Foi através da constância do trabalho na luta pela vida que abriu as portas à sua imensa experiência e  sabedoria. Venceu por ser um homem honesto e seguidor das virtudes cristãs e pela consciência do dever de as cumprir. 

Os exemplos dignificantes do Padre Correia da Cunha e Carlos Diamantino serão perenizados através da posteridade para incentivo das gerações vindouras. 

Felizes são aqueles que tão belos ensinamentos souberam passar aos seus. 

Assim fecho esta singela homenagem a Carlos Diamantino que soube servir com imenso empenho e carinho a Paróquia de São Vicente de Fora durante décadas com muito amor e dedicação. 

Dai-lhe Senhor, o eterno descanso e brilhe para ele o esplendor da Luz Eterna. 

Paz à sua grande alma.


Requiem aeternam donaei Domine,

et lux perpetua luceat ei. Requiescat in pace. Amen.










.

Sem comentários:

Enviar um comentário