quinta-feira, 2 de abril de 2020

PE. CORREIA DA CUNHA - 43 ANOS DE SAUDADE












IN MEMORIAM

PADRE CORREIA DA CUNHA

2 ABRIL 1977- 2 ABRIL 2020

43º ANIVERSÁRIO



O desenlace ocorreu do dia 2 de Abril de 1977, no seu quarto do Mosteiro de São Vicente de Fora, sendo o corpo levado para o cruzeiro da monumental igreja, onde ficou exposto à visitação pública, com guarda de honra efectuada pelos acólitos da comunidade paroquial. Começaram a chegar então vários amigos das mais variadas instituições da cidade de Lisboa e membro das actividades paroquiais, que ficaram em vigília durante toda a noite.

No dia seguinte (Domingo de Ramos) formaram-se longas filas de pessoas que o queriam ver, pela última vez, aquele que consideravam mais que um amigo, mais que um benemérito, mas um grande Pai Espiritual. 

Os que, pela distância, não puderam chegar a tempo, enviaram sentidas mensagens de condolências.

Depois da missa exequial celebrada pelo Sr. D. António Ribeiro, Cardeal Patriarca de Lisboa, no momento em que estavam sendo feitos os preparativos para a remoção do corpo para o Cemitério do Alto de São João, o Monsenhor Moreira das Neves recordou o Padre Correia da Cunha como um dos grandes liturgistas, lendo do livro Pascha Nostrum da autoria do Padre Correia da Cunha a liturgia desse Domingo de Ramos terminando assim: - Esta procissão recordar-nos-á a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém: «Bendito seja o que vai ao encontro do Senhor».

O Padre Correia da Cunha projectou-se como homem de acção, tornando-se grande clérigo, como capelão da Armada Portuguesa, das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento e Pároco de São Vicente de Fora. Foi membro de diversas entidades Culturais e Beneficência como o Grémio Literário, Lions Clube, Amigos de Lisboa… trabalhando com vivacidade e desprendimento, sempre visando o homem comum. Sabia ser amigo de seus Amigos e tinha-os em todas as camadas sociais, tratando-os sempre em primeiro lugar como “seus semelhantes”. No dia que passam 43 anos do seu falecimento não podíamos deixar de expressar esta respeitosa homenagem!


REQUIEM AETERNAM DONA EI DOMINE, ET LUX PERPETUA LUCEAT EI. REQUIESCAT IN PACE AMEN.














.

Sem comentários:

Enviar um comentário