sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CARLOS BARRADAS, SAUDADES!

.
.
.




‘’SAUDADE É AMAR UM PASSADO QUE AINDA NÃO PASSOU…’’


Ao contemplar esta foto da Direcção da Catequese Paroquial de São Vicente de Fora, dos anos 60, recordo com muito carinho esta boa gente que tanta influência teve na nossa educação cristã e tanto contribuiu para a nossa formação como homens. Sinto que tenho saudades. E quem não as tem? Saudade – palavra bem portuguesa e de tão nobres e profundos sentimentos.

Reconheço que todas as coisas passam, mas houve momentos nas nossas vidas que deixaram marcas e que permanecerão para sempre. A existência deste blogue, de homenagem a Padre José Correia da Cunha, é bem o espelho das vivências que nos marcaram e ficaram indeléveis, não as deveremos ocultar pois elas próprias rasgam o véu das nossas almas e deixam transbordar tudo aquilo que ela tem de melhor…

É bom às vezes experimentar as saudades. É bom sentirmos saudades, quando elas são o alimento que contínua a nutrir uma calorosa e honesta amizade.

Aprendi a pensar e a compreender que também é uma boa forma de recordar os bons momentos que partilhámos e vivemos na Comunidade de São Vicente de Fora com Carlos dos Anjos Barradas, no dia que passam dois anos sobre o seu chamamento para junto do PAI.

Queremos agradecer a Carlos Barradas, que foi um grande apóstolo, a sua infinita entrega à sua Paróquia de São Vicente de Fora. Era um incansável servidor do seu grande amigo Padre Correia da Cunha.

Escrevo este post sob a emoção de falar de uma pessoa que é emblemática da história da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora. Como Padre Correia da Cunha era determinado, íntegro, sério, honrado e muito humilde.

Padre Correia da Cunha confiou a Carlos Barradas, Anita Themudo Barata e Teresa Taledo (ver foto), a Catequese Paroquial como seus fortes aliados nessa nobre missão de evangelização: ‘’IDE E ENSINAI…’’

Carlos Barradas, que nesta data quero recordar, era um homem profundamente humano mas com uma elevada espiritualidade, vivendo com grande simplicidade no serviço de entrega às várias missões que desempenhou com toda a sua lealdade na sua amada paróquia, visando sempre o serviço à pessoa humana.

Carlos Barradas deixou em todos que com ele conviveram um sentimento de saudade e agradecimento. Ele esteve sempre presente nos momentos mais marcantes da vida de várias gerações de São Vicente de Fora, quando era pároco Padre Correia da Cunha.


Termino lembrando Pablo Neruda : ‘’ SAUDADE É AMAR UM PASSADO QUE AINDA NÃO PASSOU E INSISTIR EM RESISTIR UM FUTURO QUE SE APROXIMA. ‘‘







Os amigos que partiram…

.
.





IN MEMORIAM

CARLOS DOS ANJOS BARRADAS

1926-2008






Carlos dos Anjos Barradas (1926-2008), natural de Lisboa, freguesia de Santo Estêvão – Alfama, nasceu no dia 8 de Fevereiro de 1926.

Ao longo da sua caminhada, Deus proporcionou-lhe assistir e participar nos mais admiráveis acontecimentos da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, com o seu amigo próximo Padre Correia da Cunha.


Sempre procurou servir com a maior dedicação e lealdade a sua Comunidade Paroquial. Modesto, com uma clareza da Verdade no pensamento, impondo à sua acção o lema de conduta, terá sido um daqueles que possuía na alma o sentido da generosa e genuína voluntariedade.

Bastava-lhe como única riqueza: o consolo moral e espiritual da sua total entrega aquilo que mais amava – servir a sua comunidade paroquial e os muitos fraternos amigos que ali preservava.


A actividade de Carlos Barradas, na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, ajustou-se perfeitamente ao seu temperamento, integrava-se no seu ser e formava um homem completo e estruturalmente sólido de carácter e de uma bondade inexcedível. Com uma formação sólida de ex-seminarista, foi um grande educador da fé, como catequista e presidente da Catequese Paroquial nos anos sessenta e que retomaria após o falecimento da saudosa ANITA THEMUDO BARATA em 1982. A sua vocação inspiradora para servir os mais desprotegidos levou a que assumisse por longos anos a presidência da Conferência de São Vicente de Paulo da Paróquia de São Vicente de Fora. Como cristão empenhado, prestou relevantes serviços na preparação para o matrimónio (CPM) dos jovens noivos da sua comunidade…

A capacidade artística de Carlos Anjos Barradas levava a que Pe. Correia da Cunha não resistisse a pedir-lhe o arranjo dos placares e dos diplomas da Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Crisma, com a sua letra tipo “gótica”, a que ninguém ficava indiferente dadas as frequentes exclamações de beleza rara.


Recordando Carlos Barradas, como membro do Conselho Paroquial na sua época, quero testemunhar a simpatia que granjeava a sua colaboração e o seu sentido de responsabilidade no Conselho Paroquial. O carinhoso interesse que manifestava nas suas argumentações eram reveladoras do empenhamento e atenção que lhe mereciam todas as actividades paroquiais. Carlos Barradas deu sempre a medida do seu grande valor, como cristão empenhado e actualizado, atento aos grandes problemas do seu tempo.


Pela sua constância e vontade de bem servir a Comunidade Paroquial de São Vicente, é justo prestar esta homenagem e exprimir em nome de todos os afectuosos amigos um agradecimento à dedicação de longos anos de trabalho de Carlos Barradas à sua paróquia.

Com diria Santo Agostinho: “ Aquele que tem a caridade no coração, tem sempre alguma coisa a dar.” É para mim um enorme prazer escrever estas simples palavras para falar de um homem de grande verticalidade e dignidade. Viveu fervorosamente com elevada paixão. O seu grande fascínio de servir a Deus e a Igreja, num espírito de grande afectividade e amizade com todos os membros de todos os movimentos da paróquia de São Vicente de Fora.


No dia 19 de Fevereiro de 2008, foi repousar na Glória de Deus. Hoje junto do PAI e de seu amigo e pastor Pe. Correia da Cunha, continua a interceder por todos nós que fomos seus amigos.

São Vicente de Fora guarda-o em seu coração! Deixou em todos muitas saudades.

RECEBEI, SENHOR, NA GLÓRIA DO VOSSO REINO O NOSSO IRMÃO.


Publicado no dia 9 de Maio 2009




















.
.
.
.

2 comentários:

  1. Obrigado, caro Joao, por este conmovente testemunho sobre aquela boas pessoas que tambèm tive o privilègio de conhecer com o Padre Correia da Cunha, naquela altura!tens razao em dizer que è bom sentirmos saudades, por isso sinto-me tao portuguès no coraçao !

    ResponderEliminar
  2. Anónimo27.2.10

    Caro sr. João receba um abraço aqui do meu Goulinho.

    Voz do Goulinho
    ALA Poemas
    António Assunção

    ResponderEliminar