segunda-feira, 2 de abril de 2012

PE. CORREIA DA CUNHA – 35 ANOS DE SAUDADE

.


.



.







IN MEMORIAM



Pe. José Correia da Cunha

1977- 2012

35 Anos

Requiem aeternam dona ei Domine,

et lux perpetua luceat ei. Requiescat in pace. Amen.





O Padre José Correia da Cunha (1917-1977) despediu-se no dia 2 de Abril de 1977, para ir ao encontro da contemplação do seu DEUS e unir-se a Ele na mais íntima perfeição.

A morte para ele veio num momento de profunda solidão, caído no chão frio do seu quarto de banho, em total nudez para se cumprir a sua efémera profecia: “Saí nu do ventre da minha mãe…O Senhor mo deu o Senhor mo tirou; Bendito seja o Seu nome!”

Prestar uma singela homenagem ao Padre Correia da Cunha, no dia que faz 35 anos que nos deixou, deve ser entendida como um contributo para dar a conhecer esta enorme figura da igreja diocesana de Lisboa, assim como um acto de gratidão de todos os paroquianos da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora que foram influenciados de uma forma preponderante e decisiva pela sua imensa cultura humanista e espiritual.

O Padre Correia da Cunha, embora tenha injustamente permanecido desconhecido durante demasiado tempo, foi um grande sacerdote possuidor de uma vitalidade perene que muito contribuiu para a renovação da Igreja pós Concilio Vaticano II. Distinguiu-se pela maneira de viver e pelo modo como desempenhou os variados cargos e funções, que foi chamado a exercer: Capelão da Marinha e pároco de São Vicente de Fora.

Os muitos amigos, que granjeou ao longo da sua vida e que com ele tiveram o privilégio de privar, definiam-no pela sua personalidade e como uma pessoa virtuosa, destacando a sua simplicidade e desprendimento, mas ao mesmo tempo enérgico e determinado.

O Padre Correia da Cunha terá deixado uma vasta galeria de escritos sobre Celebrações Rituais que enobreceram a história da Litúrgia em Portugal e procedeu a muitas traduções de Leccionários do latim para a língua portuguesa.

Após 35 anos da sua morte, Padre Correia da Cunha só recebeu uma homenagem pública no ano 1982, no âmbito do IV Centenário da Reconstrução da Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora. Essa homenagem indicava a aceitação e o reconhecimento de um vasto grupo de amigos das suas qualidades morais e espirituais.



Segundo o Presidente da Comissão Executiva das Comemorações, Tenente General Themudo Barata, o Padre Correia Cunha era um homem simples, moderado, confiante e desprendido… Ele avançou sempre pelos caminhos de uma larga e promissora perfeição humana.

Seria tempo de ter nome de rua, na freguesia onde dedicou todos os seus conhecimentos e cultura em prol da formação cristã e humana de muitas gerações de jovens da Armada Portuguesa (Hospital da Marinha) e da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora.

Todos esses jovens, ainda hoje, são unânimes em reconhecer que Padre Correia da Cunha lhes transmitiu uma formação muito aberta à realidade do mundo, quer na perspectiva científica, quer na perspectiva sociológica. A sua preocupação era o Homem, seu irmão… Uma educação para a fraternidade humana, que olhava o Homem no seu todo, não era só mandar rezar; não! Possuía uma visão do homem completo como Jesus Cristo tinha.

Nesta hora de homenagem, quero agradecer em nome dos seus amigos, ainda vivos, os imensos testemunhos verbais e escritos recebidos. Termino com uma palavra de gratidão, respeito e profunda saudade.
.

.




.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário