sexta-feira, 19 de abril de 2013

ALA DOS AMIGOS DE PE. CORREIA DA CUNHA











Os amigos que partiram…







IN MEMORIAM

 


ABEL VARELA

 


1925-2013

 

 

ABEL VARELA nasceu no dia 21 de Janeiro de 1925.

 

Quando passa um mês de que nos deixou, há no mínimo que evocar e enaltecer aquele que ao longo dos anos, pelo seu labor muito fez em prol da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora.

Depois de 88 anos de existência e cerca de cinquenta ao serviço dos paroquianos da “ sua” igreja, fez um trabalho muito discreto mas decisivo para o desenrolar das actividades pastorais, litúrgicas e lúdicas.

Abel Varela foi um verdadeiro apóstolo na sua entrega ao zelo do património e muito contribuiu na criação de um ambiente de silêncio e dignidade nos espaços de celebração litúrgica e oração.

Este homem simples teve a graça do céu de conviver diariamente com o Padre Correia da Cunha, aquém lealmente serviu e que considerava como um verdadeiro pai.

Este homem bom, nascido no verdejante Minho, no apego do amor ao trabalho e à ordem, era uma “ Instituição”, pois era inseparável da instituição que representava.

À semelhança de Padre Correia da Cunha, viveu em profunda solidão dezenas de anos naquele monstruoso monumento, onde possuía habitação. Mas também foi ali que Deus lhe proporcionou assistir e participar na admirável obra realizada por seu admirável pároco ao longo de 17 anos.

Na homenagem que lhe prestei em Novembro, do passado ano, neste blogue, trouxe à memória a entrega deste homem às imensas gerações de meninos do coro, acólitos, leitores, catequistas, escuteiros, cantores, vicentinos, sacerdotes… Todos lhe dedicavam especial amizade e estima.

Todos sabemos que o afastamento daqueles espaços consagrados foram para ele um contínuo sofrimento… Abel Varela acabou os seus dias esquecido pelos muitos amigos, apenas restando-lhe o conforto da família: mulher e filha.

Dia 19 de Março, dia do pai, foi repousar na Glória do Pai e na companhia dos amigos finados de São Vicente de Fora. Senti uma imensa tristeza que não tivesse havido um velório onde comparecessem os muitos amigos vivos para lhe rezarem um Pai-nosso e uma Ave-maria e rogarem a Deus compaixão por ele.

Na verdade, o esquecimento como a ausência de memória são os termos adequados, mas não explicam a indiferença da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, para com o falecimento deste excepcional zelador do templo (sacristão).


Um funeral e missa de corpo presente, tão vazios e tristes, que não contaram com mais de vinte pessoas. Pergunto onde estariam os amigos dos bons e velhos tempos? E assim, Abel Varela foi enterrado no Cemitério do Alto de São João, em profundo silêncio sepulcral diante da família e de meia dúzia de amigos.

Comentava-me um amigo há dias: “ A paróquia de São Vicente de Fora é inconsciente, condenada à sobrevivência, vegetando na órbita para ser absorvida por outros interesses”.

Realmente a partir da morte do Padre Correia da Cunha, a comunidade paroquial iniciou um processo de desmantelamento que seria reforçado com a dispensa do Padre Brás Carreto. A comunidade deixou de ser uma unidade espiritual na realização do puro amor do próximo. Mas para muitos paroquianos, ela continuará sempre nas suas almas e na afirmação dos princípios herdados do Padre Correia da Cunha…

 

Dai-lhe Senhor, o eterno descanso e brilhe para ele o esplendor da Luz eterna.

Deixo para os comentários de muitos amigos vivos que aqui poderão manifestar o seu pesar pela morte deste saudoso amigo.

São Vicente de Fora guarda-o em seu coração!

 

RECEBEI, SENHOR, NO REINO DOS JUSTOS O NOSSO IRMÃO.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.

4 comentários:

  1. Vi sempre no sacristão Abel o filho que cuida a casa do Pai. Com ele mantive uma relação de trabalho e amizade tão importante na missão que me coube durante o tempo que servi a comunidade de S.Vicente de Fora.Estará sempre no meu pensamento.
    Rui Aço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me triste da minha falha, que me fez cair num grave e imperdoável erro, os muitos escuteiros que o admiravam e tinham um grande afecto pelo Abel. Está corrigido. Ao chefe as sinceras desculpas pelo esquecimento.

      Eliminar
  2. Luísa Maria Rei23.4.13

    Foi com muito pezar que recebi a noticia da partida do Sr. Abel, soube em cima da hora do funeral e já não dava tempo para estar presente, mas tal como eu tambem por ceto muitos quando souberam já seria tarde para lhe prestar a homenagem que sem dúvida ele merecia. Ele estará sempre no meu coração.
    Luísa Maria Rei

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24.4.13

    O Ti Abel, como era carinhosamente chamado, por alguns de nós, que com ele privaram, é inequivocamente, uma figura incontornável, da nossa infância e juventude, passadas no Majestoso Templo de São Vicente de Fora, em Lisboa. A amizade e prontidão, a que sempre nos habituou, através da sua inteira dedicação a esta Paróquia, não podem de alguma forma, deixar de aqui serem recordadas! Só Lamento, ter tido conhecimento da triste notícia, após o seu funeral, uma vez que não houve quem me transmitisse o sucedido, coisa que poderia ter ocorrido, com o apoio das tecnologias hoje existentes! Quero aqui, também, deixar a minha singela homenagem ao Abel Varela, desejando que esteja junto do Pai, suplicando por nós! Amigo João Paulo, quero mais uma vez enaltecer, o testemunho que transmitis-te e manifestas-te acerca deste tema! Abraço. Antonio Miguel Parro

    ResponderEliminar