segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A GERAÇÃO DE 60 DE S.VICENTE E A PONTE SOBRE O TEJO

.
.
.



Uma ponte para a eternidade.


As primeiras ideias de uma ponte a ligar as duas margens do Tejo surgem ainda no século XIX mas, só em Novembro de 1962, finalmente começam os trabalhos de construção da ponte sobre o Tejo. Com o nome oficial de Ponte Salazar, esplendor e circunstância foi construída seis meses antes do prazo previsto. Após o 25 de Abril de 1974, recebe o nome de ponte 25 de Abril para assinalar a data da Revolução dos Cravos, nome que se mantém até aos dias de hoje.

A ponte foi inaugurada solenemente em 6 de Agosto 1966. As festividades começaram com uma missa, celebrada por sua Eminência D.Manuel II Gonçalves Cerejeira-Cardeal Patriarca de Lisboa, em memória dos operários falecidos durante a construção, seguindo-se uma cerimónia de inauguração na praça da portagem, e um almoço de gala em Montes Claros.

O acto incluiu ainda uma recepção nos Paços do Concelho e uma deslumbrante exibição de fogo de artifício no rio Tejo.

A capital do país estava em festa, os jovens da Paróquia de São Vicente de Fora não se podiam divorciar deste grande acontecimento. Sempre que haviam eventos de realce na nossa cidade, Pe. Correia da Cunha convidava os jovens para os assinalarem com o dobrar dos seculares sinos de S. Vicente de Fora. Eram uma alegria…os nossos ''concertos'' de carrilhão.




A igreja erigida num dos morros ocidentais beneficiava de uma óptima situação geográfica, com o rio Tejo que preenche um papel fundamental no cenário lisboeta. No alto das lindas torres tínhamos a oportunidade de observar toda cidade. A vista propiciava sensações únicas, onde a contemplação, o relaxamento e o deslumbramento se misturavam, proporcionando um sentimento de conforto indescritível. A amálgama de ruas, travessas e becos de Alfama, de recorte medieval, compunham o cenário, com o rio Tejo a servir de pano de fundo, brindando-nos com uma agradável brisa.




Os jovens de 1966, com os cabelos desalinhados, tinham os olhos no horizonte não querendo perder pitada da grande festa de inauguração da ponte para a eternidade.

Aproveito para publicar fotos dessa data histórica da cidade de Lisboa, registada pelos jovens de São Vicente de Fora.




Subir às Torres da Igreja de São Vicente de Fora era uma Festa.
Aproveitavam-se estes momentos raros, proporcionados pelo Pe. Correia da Cunha, para realizarmos um lanche, no topo do edifício renascentista, marcado de apetitosas sandes e suculentos bolos… e como complemento a quem saciava a gula, os olhos também comiam destas deslumbrantes vistas panorâmicas. O último debruçar era sobre a vista imponente sobre o Castelo de S. Jorge, desviando os olhos em direcção a sul desvendava-se o Seixal, Almada e Cacilhas.

A esta geração dos anos 60, que detenham documentos e fotos destes belos tempos de São Vicente de Fora, pedimos que os partilhem. Esperamos pela vossa cooperação.
.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário