terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PE. CORREIA DA CUNHA: O BISPO

.
.
.



…ascensão Episcopal por uma noite.



No início dos anos sessenta, um notabilíssimo casal da Paróquia de São Vicente de Fora comemorava o seu vigésimo quinto ano de venturoso matrimónio.

Elegeu a igreja da sua Paróquia para a auspiciosa Celebração Litúrgica.


Para o tão fausto acontecimento, o altar da celebração foi devidamente enfeitado com flores vindas da Ilha da Madeira, sendo especialmente solenizado com a convocatória de um grupo coral, para que a celebração da Eucaristia desse dia fosse o mais digna possível no que aos cânticos dissesse respeito.


O celebrante previsto era um Digníssimo e Reverendíssimo Prelado, ainda com ligações afectuosas a esta família aristocrata da nossa paróquia, mas que uns dias antes dirigiu a seguinte mensagem:

‘’Quanto ao convite que muito me honra, já tive a oportunidade de dizer aos meus ilustres e fantásticos amigos que não posso estar fisicamente mas, como sempre, estais no meu pensamento, assim como a família….
Uma Especial Bênção. ‘’

O casal, família e convidados reuniram-se para participar na Eucaristia em que o par renovou o seu ‘’SIM’’. Estiveram também presentes, muitos paroquianos que se quiseram associar a esta grande Festa de Acção de Graças.

O celebrante de recurso, Pe. Correia da Cunha desejou aos sempre noivos e família desejos com extraordinário entusiasmo: a continuidade da felicidade que os tinha acompanhado e para persistirem a partilhar o amor, o respeito e amizade que vivia com eles desde a primeira hora…










A maioria da comunidade decerto corrobora esta homenagem, formulando votos de que continuem a "Amar-se e a Dar-se sem medida", com saúde e alegria para que a "prata" deste casamento se transforme em ouro...










No final do dia realizou-se um grande banquete para homenagear o distinto casal.


O CONVITE, enviado para os convidados, fazia menção que a Celebração Eucaristica das suas bodas de prata seria Celebrada por Sua Eminência Reverendíssima… que conforme foi descrito não veria ocorrer.


Pe. José Correia da Cunha foi convidado a participar no Banquete deste evento. No lugar que lhe foi atribuído na mesa, estava a seu lado uma Médica, que por motivos profissionais não pode participar na Celebração Liturgica realizada, no final de tarde, na Igreja Paroquial de São Vicente de Fora.

No banquete foram servidos e preparados elogiados pratos. No decurso do mesmo, a Doutora aproveitou a presença do Reverendo, para com ele comentar os mais diversos temas da actualidade, assim como da música, arte, literatura e incluído assuntos da religião e da teologia.

No final do cerimonial, que contou com a presença de personalidades e autoridades, a Senhora Doutora agradecia a recepção aos anfitriões com a seguinte mensagem:

- Agradeço imenso a gentileza do vosso convite e foi um enorme prazer conhecer Vossa Eminência que se revelou para mim um ‘’oásis ‘’ de inteligência, cultura e de um extraordinário valor humano no deserto seco e árido da estupidez e egoísmo dos homens. É um notável prelado da nossa Igreja Católica.

Os donos da casa perante este rasgado elogio a ‘’Sua Eminência’’… remeteram-se ao silêncio!

O AMOR esteve patente nestes festejos, emocionando todos, por saberem que nesta família feliz, e que continua a sorrir há um forte sentimento de felicidade e união à Fé em JESUS CRISTO.

Pe Correia da Cunha, nas palavras que lhes dedicou, demonstrou a sua enorme satisfação interior por ter presidido à Celebração Eucarística deste prospero acontecimento.

Só anos mais tarde, Pe Correia da Cunha soube da sua ascensão Episcopal por uma noite.






+


.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário