segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PE CORREIA DA CUNHA E O FUTEBOL

.
.





‘’O QUE FINALMENTE EU MAIS SEI SOBRE A MORAL E AS OBRIGAÇÕES DO HOMEM DEVO AO FUTEBOL...
                                                                      ALBERT CAMUS


A paixão dos portugueses pelo futebol não é desta época, vem já do passado. 

O futebol faz parte integrante da vida dos portugueses.

Lisboa é a capital do futebol português. Os seus clubes estão entre os maiores do mundo.

Também não é segredo que muitos portugueses peregrinam ao Santuário de Fátima para rezar pelo seu clube ou pela nossa selecção, misturando-se assim a FÉ com o FUTEBOL.

PERGUNTAR-ME-ÃO O QUE O FUTEBOL TEM HAVER COM O PADRE CORREIA DA CUNHA?

O Padre Correia da Cunha até podia considerar o futebol como ‘’ópio do povo’’ e um pouco alienante, especialmente por o futebol desviar atenção dos verdadeiros problemas da comunidade e não ser um grande contributo para o desenvolvimento integral da pessoa humana.

UMA HISTÓRIA

Todos os dias úteis, Padre Correia da Cunha almoçava nas OGFE - Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, com a sua Direcção, na qualidade de Capelão dessa instituição.

Como se compreenderá os temas das conversas, à segunda-feira, eram relacionados com o Futebol Nacional referente à jornada do campeonato nacional.

O Padre Correia da Cunha era dotado de uma cultura aturada, invulgar e de uma grande diplomacia. No domínio do futebol os seus conhecimentos eram completamente nulos.

MAS…

O Padre Correia da Cunha, diariamente, após o seu pequeno-almoço, lia os três matutinos da época: Diário de Noticias, Século e Novidades. Curiosamente, comecei aperceber-me que à segunda-feira juntava a estes o Jornal a BOLA E O MUNDO DESPORTIVO. Jornais desportivos que estudava cuidadosamente, tomando anotações sobre os aspectos mais relevantes da jornada.

Durante os diálogos desportivos do almoço de segunda-feira, Padre Correia da Cunha apresentava-se como um especialista, projectando uma imagem dum elevado conhecimento nesta arte.

Segundo informações de Oficiais Superiores, que chegaram ao meu conhecimento, O Padre CORREIA DA CUNHA era muito bem sucedido nos almoços de segunda-feira nas OGFE.

Como nos meios mais letrados ou menos letrados se comenta e se festeja os sucessos do futebol, não poderia deixar de fazer algo para participar fraternalmente nessa paixão de muitos dos seus amigos.

CONTUDO NUNCA LHE CONHECI UMA COR CLUBÍSTICA.













.
.
.
.
.

1 comentário:

  1. Anónimo29.1.09

    Afinal vamos lá ao que interessa: quem ganhou o jogo? O sporting ou foi mais um caso da arbitagem portuguesa?

    ResponderEliminar